Público conhece produtos da residência em tecnologia da JFAL durante congresso de inovação em Brasília
Pela primeira vez, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participou do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça (Expojud). O evento, realizado em Brasília (DF), entre os dias 25 e 27, está na sua sexta edição. Na oportunidade, foram apresentados aos visitantes os produtos que estão em desenvolvimento pela JFAL, na residência em tecnologia da informação, desenvolvido no âmbito da instituição e em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Granja, disse que o Expojud deve entrar no calendário de eventos da instituição. “É a oportunidade de trocar experiências com outros segmentos e, eventualmente, colher tecnologias criadas por outros setores e possam servir ao bom funcionamento administrativo e jurisdicional da JFAL” afirmou o magistrado, que participou da programação, juntamente com a juíza federal substituta da 7ª Vara, Aline Soares Carnaúba e o juiz da Turma Recursal, Sérgio José Wanderley de Mendonça.
Granja ressaltou a importância de um desses produtos, o Clique Junte, pela sua capacidade de racionalização do tempo e dos custos com a utilização do agregador de documentos. “É algo que pode ser replicado em outros tribunais futuramente”, considerou o magistrado federal. Ele antecipou que a JFAL deverá ter presença em outros eventos semelhantes de inovação, quando deverá apresentar futuros projetos oriundos das residências.
O Clique Junte atraiu a atenção de outras Seções Judiciárias participantes do congresso. “Vimos uma boa aceitação do Clique Junte. Pela eficiência que pode proporcionar e pela possibilidade de contribuir com outras instituições do Sistema Justiça”, afirmou Gunnar Dorneles, diretor da 3ª Vara, presente ao Expojud ao lado dos diretores da 1ª, da 12ª e 14ª Varas, Gustavo Melo, Plínio Leite e Felipe Martiniano, respectivamente. Os professores da Ufal e participantes da residência da JFAL, Márcio Ribeiro e Erick Barbosa, também participaram da programação e falaram a respeito da iniciativa para o público interessado.
O Expojud é considerado o maior evento sobre a revolução exponencial desse segmento de Justiça e possui o objetivo de promover debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Além de apresentar os produtos da residência em tecnologia da informação, o estande da Justiça Federal em Alagoas também apresentou o regionalismo aos visitantes, como a decoração com uma toalha de filé e guloseimas típicas do estado, a exemplo da cocada de Massagueira, patrimônio imaterial do Estado.