Novembro azul: Podcast #FALA JFAL fala sobre prevenção do câncer de próstata
A expectativa de vida dos homens costuma ser menor que a das mulheres, segundo o IBGE. O motivo está no fato de a população masculina ser resistente a visitar regularmente um médico. Estudos mostram que mais da metade dos homens só procuram um profissional de saúde quando estão com uma doença, já em estado avançado. Uma das enfermidades que costuma causar morte de muitos homens é o câncer de próstata. Em combate a essa resistência, o mês Novembro Azul é dedicado à saúde masculina, trazendo debate sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce de algumas doenças. O podcast #Fala JFAL desta terça-feira (8), aborda essa temática e traz como convidada a médica da Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Bruna Kellen.
Ela falou sobre essa realidade brasileira. “Muitos homens não frequentam o médico anualmente, e a parcela ainda é maior quando se trata de fazer os exames recomendados após os 40 anos, a exemplo do exame do toque retal. Mas o Novembro Azul serve para alertar e conscientizar os homens sobre a importância da visita ao profissional de saúde, e sobre os sintomas que podem servir de alerta para um indício de câncer de próstata, por exemplo”, comenta.
O 7° episódio está disponível no Spotify e pode ser acessado diretamente no aplicativo ou através do link
https://open.spotify.com/episode/03kn63od0U9f8XObBT7Ygn ou também pela plataforma Anchor. O programa semanal é apresentado pelo jornalista Delane Barros e pela estagiária de Comunicação, Beatriz Rodrigues.