JFAL ganha duas categorias no prêmio Rivaldo Costa de Inovação
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) foi contemplada nesta quinta-feira, 17, em duas categorias na primeira edição do Prêmio Ridalvo Costa de Inovação. A iniciativa é uma promoção do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). As categorias conquistadas pela JFAL foram: Instituição Parceira, que premiou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pelos trabalhos produzidos na residência em Tecnologia da Informação (T.I.). A segunda categoria foi a de Órgão Inovexado. Neste, a JFAL dividiu o primeiro lugar com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN). O diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Granja, recebeu o troféu em nome de todos os colaboradores da instituição.
Granja ressaltou a importância das residências que têm sido firmadas com a Ufal, de modo a garantir tecnologias inovadoras, sempre voltadas ao aprimoramento das atividades administrativas e jurisdicionais do Judiciário federal no estado.
O diretor da 14ª Vara, Felipe Martiniano, reforçou a importância dessa parceria com a Ufal para projetos futuros e enalteceu todo o trabalho feito desde março até agora. “A residência vem trazendo frutos muito positivos para a JFAL. Esse prêmio só reforça o quão impactante essa residência vem sendo e a importância de manter essa parceria ativa, uma vez que premiou um dos nossos carros chefe, o Clique Junte. Essa residência vem contribuindo com projetos que facilitam o dia a dia da Justiça”, destaca.
A categoria Instituição Parceira em Inovação da JF5 em Rede premia a instituição pública que realiza trabalhos em conjunto com a Seção Judiciária, e que vem trazendo grandes resultados para o dia a dia do Tribunal. A JFAL realiza a residência em TI com a Universidade Federal de Alagoas e, por meio dessa relação, conquistou o primeiro lugar na categoria por meio do projeto Clique Junte. Já no prêmio de Órgão Inovexado da JF5, a Seção que mais obteve pontos nas outras categorias, poderia concorrer ao primeiro lugar. A Justiça Federal em Alagoas empatou com a JFRN, devido à igualdade de pontos obtidos nas outras premiações.
O Prêmio
Esta foi a primeira edição do Prêmio Ridalvo Costa de Inovação, uma iniciativa do TRF5 para incentivar as ações e projetos inovadores desenvolvidos na 5ª Região. A organização do Prêmio contou com o apoio do WeGov, empresa de aprendizagem e inovação no setor público. A premiação é uma homenagem ao primeiro presidente da Corte, Ridalvo Costa, que esteve à frente do Tribunal nos anos de 1980 e 1990.
Os diretores da 1ª e da 5ª Vara, Gustavo Melo e Igor Valença, respectivamente, assim como o professor da Ufal, responsável pela residência em TI, Eric Barbosa, também estiveram no momento da premiação, que aconteceu durante a programação do XI Encontro de Juízes Federais da 5ª Região, na Seção Judiciária da Paraíba (JFPB). A JFAL contou com um stande, no qual foram apresentados os produtos oriundos da parceria com a Ufal.