Candidatos a conciliadores dos JEFs fazem prova nesta sexta na JFAL
Os candidatos a conciliadores dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) cumpriram a primeira etapa do processo. Nesta sexta-feira, 18, no auditório da instituição, na Serraria, e nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares e Arapiraca, foi realizada a aplicação da prova subjetiva. O resultado será disponibilizado no próximo dia 25.
O processo seletivo será realizado em duas fases, sendo a segunda a entrevista e análise curricular, que acontecerá no próximo dia 1º de dezembro. O resultado final está marcado para o dia 5 de dezembro, conforme estabelece o edital.
Bacharel em Direito, Joelma Marcia é uma das candidatas a conciliadora e destacou a importância de continuar buscando diferentes atuações na sua área profissional. “É muito bom a gente colecionar as diversas áreas que o Direito pode atuar. Presenciar o dia a dia e as várias posições que o bacharel possa atuar. Espero poder passar por essa experiência e agregar ao meu currículo, o que é extremamente importante para quem quer seguir na área da advocacia, como eu”, explica Joelma.
Os conciliadores são auxiliares da Justiça e têm a função de examinar as ações antes das sessões de conciliação e preparar relatório do caso; abrir e conduzir a sessão de conciliação, sob orientação do juiz ou juíza, promovendo o entendimento entre as partes; certificar os atos ocorridos na audiência de conciliação; lavrar os termos de conciliação, submetendo-os à homologação do magistrado; elaborar termos de conciliação, com atenção aos dados do processo, entre outros. A carga horária é de, até, 20h semanais, sem remuneração.