TRF5 institui regulamentação do trabalho do Comitê de Governança de IA na 5ª Região

A presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) regulamentou o trabalho do Comitê de Governança de Inteligência Artificial (IA) e instituiu o Catálogo de Soluções de IA, no âmbito da 5ª Região. A medida, prevista no Ato nº 703/2022, atende, entre outros aspectos, a Resolução nº 332/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre iniciativas envolvendo IA no âmbito do Poder Judiciário, e a necessidade em promover, manter e sustentar, na 5ª Região, mecanismos de soluções de IA.

De acordo com o Ato, as soluções de IA a serem desenvolvidas ou utilizadas deverão obedecer aos padrões tecnológicos definidos pelo Comitê de Governança, com o objetivo de maximizar investimentos, promover a manutenção futura e a compatibilidade da solução com a infraestrutura existente na 5ª Região. A criação e o uso dessas soluções também deverão obedecer a um fluxo do processo de governança e desenvolvimento, a ser definido pelo próprio Comitê.

O Comitê de Governança definirá, ainda, as informações que devem constar no Catálogo para preenchimento pelos gestores responsáveis pelas soluções em uso ou em desenvolvimento, de acordo com o estágio de evolução do produto. Caberá também ao grupo definir o conteúdo programático de referência para cursos de capacitação destinados a magistrados e servidores, no intuito de promover a formação de força de trabalho para projetos de inteligência artificial na 5ª Região.

Confira a íntegra do Ato nº 703/2022, em anexo.

Por: Secom JFAL, com informações do TRF5

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade