Estágio em Direito na JFAL: prova oral e entrevista marcam etapa final de processo seletivo

Imagem: Avaliação oral aconteceu no auditório do edifício-sede da JFAL

Fonte: Beatriz Rodrigues (estagiária)/ Secom Jfal

Imagem: Banca examinadora demonstrou satisfação com o nível dos candidatos

Fonte: Beatriz Rodrigues (estagiária)/ Secom Jfal

Imagem: Ezequiel disse que se sentiu prestigiado em poder absorver o conhecimento da avaliação

Fonte: Beatriz Rodrigues (estagiária)/ Secom Jfal

Os candidatos a estágio em Direito na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participaram, nesta sexta-feira, 2, da terceira e última fase da seleção para estagiários na instituição, com a realização da prova oral e entrevista. O presidente da comissão organizadora, juiz federal Rosmar Rodrigues Alencar, conduziu o processo, juntamente com os juízes federais Aline Soares Lucena Carnaúba e Sergio Silva Feitosa, que compõem a banca examinadora. A avaliação foi realizada no auditório do prédio sede da JFAL. Os candidatos às vagas nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema participaram da etapa remotamente, através da plataforma Zoom.

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores se submeteram à entrevista e responderam questões relacionadas à prática do Direito. O presidente da banca examinadora, juiz federal Rosmar Rodrigues, avaliou o processo de seleção como “tranquilo”, e destacou a importância da realização do certame. “O processo seletivo já segue um padrão. Formulamos perguntas para que possamos observar o domínio do assunto e a forma de raciocínio e estrutura para ingresso na Justiça Federal. É um processo tranquilo, em especial para aqueles que se prepararam anteriormente”, destacou o magistrado.

Os juízes federais membros da banca examinadora, Aline Soares Lucena Carnaúba e Sergio Feitosa, demonstraram satisfação com o nível de aprendizado dos alunos que concorrem neste processo. “Estamos observando um nível maior dos nossos candidatos, além de uma dedicação maior a todo o procedimento de seleção. As etapas anteriores são mais frias, pois são realizadas no papel. Aqui, presencialmente, conseguimos mensurar melhor os candidatos”, complementou.

O juiz federal Sergio Feitosa avaliou positivamente a oportunidade de estágio para o desenvolvimento de novas forças de trabalho que passarão a atuar futuramente no Judiciário do estado. “A Justiça Federal possui conhecimentos específicos que podem ser melhor aprendidos dentro da instituição. O estágio é a primeira oportunidade para os estudantes terem esse contato. Temos na JFAL juízes e servidores que já foram estagiários. Aos alunos, poder frequentar o órgão fornece uma ótima oportunidade de vivenciar esse ambiente”, concluiu.

A secretária do processo seletivo e supervisora da Seção de Treinamento da JFAL, Adriana Amâncio, disse que o certame é uma via de mão dupla. Para ela, contribui com a instituição, ao passo em que ajuda os alunos em Direito a se especializarem. “Esse é um processo muito importante. Os estagiários são nosso braço direito no cotidiano e a possibilidade deles realizarem esse estágio aqui contribui com a formação desses futuros profissionais”, assegurou.

Em busca do primeiro estágio, a estudante de Direito da Universidade Federal em Alagoas (Ufal) Ana Carolina de Melo, de 23 anos, está empolgada com a oportunidade de conseguir a primeira experiência de atuação na área que escolheu. “Fiquei bastante tensa, mas gostei. As perguntas são tranquilas e compatíveis com o que aprendemos na faculdade. Durante todo o processo seletivo, os juízes foram muito tranquilos, toda a minha admiração a eles. Espero conseguir entrar para evoluir na minha carreira. Estar aqui será de muito proveito”, disse a estudante.

Por outro lado, Alex Ezequiel da Silva, 38, é veterano. Ele cursa o 7º período de Direito na Faculdade Estácio e demonstrou entusiasmo pela possibilidade de realizar o estágio na JFAL. Ezequiel elogiou a seleção, considerada por ele como uma oportunidade de obter mais conhecimento. “É uma oportunidade ímpar para aqueles que querem adentrar na área do Direito. Vale ressaltar, também, que a JFAL é um ente de muita importância e que vem sendo aberta para permitir que consigamos adquirir esse conhecimento de forma efetiva”, concluiu.

O resultado final da seleção será divulgado, na segunda-feira, 12, conforme estabelece o edital do certame, na aba Concursos, no site da JFAL.

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade