Dezembro Laranja: orientações sobre câncer de pele acontecem nesta segunda na JFAL
Ao longo do ano, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem buscado destacar a importância das campanhas relacionadas às questões de saúde. Agora, no último mês de 2022, não seria diferente. A Seção de Saúde da instituição participa do Dezembro Laranja, mês dedicado a conscientização e orientação sobre o câncer de pele. Por esse motivo, a segunda-feira, 12, terá a presença da dermatologista Tânia Maria Ferreira, que fará verificação de pele em servidores e público presente na JFAL, entre as 13h e 15h.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Andreia Souto, alerta para os hábitos que as pessoas precisam ficar atentas para manter a saúde do maior órgão do corpo humano, que é a pele. “A exposição solar é o principal fator de câncer de pele e as pessoas precisam se conscientizar sobre isso e tomar os devidos cuidados, especialmente com o uso de protetores”, explica ela. “A orientação é usarmos o protetor solar, inclusive, em ambientes fechados. Ao sol, fazer a manutenção constante, a cada intervalo de duas ou três horas”, acrescenta Andreia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam para o registro de cerca de 185 mil novos casos a cada ano no país. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente, porém, menos agressivo, e o que apresenta maiores índices de cura. O câncer de pele melanoma é o mais raro, representando cerca de 3% dos casos. É mais agressivo e pode se espalhar para outros órgãos, se não for diagnosticado a tempo.
Dentre algumas das dicas de prevenção, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estão a necessidade de procurar um dermatologista uma vez por ano para fazer uma avaliação completa da pele, mas é sempre bom realizar o autoexame; evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; não se expor diretamente aos raios solares; procurar sempre uma sombra; usar chapéus com abas largas; roupas com tecido UV; escolher um protetor solar que proteja tanto contra os raios UVA, que estão presentes ao longo de todo o dia, quanto contra os raios UVB, que têm maior incidência no horário das 10h às 16h; aplicação do protetor solar adequadamente em todas as partes do corpo. O fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30.