Exames dermatológicos marcam Dezembro Laranja na JFAL

Imagem: Exames dermatológicos marcam Dezembro Laranja na JFAL

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Exames dermatológicos marcam Dezembro Laranja na JFAL

Fonte: Secom JFAL

Assegurar os cuidados com a pele, pensando no bem estar do servidor, é o objetivo do Dezembro Laranja na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Para promover os cuidados necessários para a prevenção da doença, a Seção de Saúde do órgão realizou, nesta segunda-feira, 12, uma tarde com exames para checagem de manchas e sinais na pele dos servidores. Durante a ação, servidores receberam materiais informativos sobre prevenção e cuidados com a pele, a fim de evitar aquela considerada mais prevalente na população brasileira, que é o câncer de pele.

A médica do Setor de Saúde da JFAL, Andréia Souto, foi uma das responsáveis pela promoção da ação do dezembro laranja. Ela reforçou a importância da campanha. “Pensamos na ação como forma de promover a saúde. Estamos sempre dando continuidade às nossas campanhas preventivas e em virtude da campanha do Dezembro Laranja, convidamos uma dermatologista para a realização do exame preventivo de pele. É importante ter esse olhar para servidores, terceirizados e estagiários que possam ter algum sinal diferente que necessite de uma atenção especial”, considerou a médica.

A dermatologista convidada, responsável por executar os exames, Tânia Maria Ferreira da Silva, explicou o procedimento realizado na consulta preventiva. “Conversamos com o paciente e pegamos a história química dele, realizando uma espécie de pesquisa. Se ele tiver algum sinal ou lesão, examinamos e concluímos se a lesão é benigna ou há suspeita de algo maior. Havendo, encaminhamos para uma biópsia. É um exame necessário e de grande importância para a prevenção de qualquer complicação futura”, reforça Tânia.

Quem não perdeu tempo e participou dos exames preventivos foi o diretor de Secretaria da 1ª Vara, Gustavo de Melo Silva, que parabenizou a iniciativa. “É um evento extremamente importante. Queremos que cada vez mais os servidores compareçam para ter o acesso a esse serviço e trabalhem juntamente com o setor de Saúde para realizar esse trabalho preventivo. Essa é uma vanguarda, a primeira vez que recebemos uma dermatologista aqui na JFAL e no Espaço Saúde. Que essas ações continuem cada vez mais fortes”, disse Gustavo.

Já o diretor do Núcleo Judiciário da JFAL, Helci Rodrigues Pereira Júnior disse que se sentiu favorecido em poder participar da ação do Dezembro Laranja. “O câncer de pele é algo que as pessoas não têm falado tanto. Vivemos num clima tropical, que favorece o desenvolvimento de doenças como o câncer de pele. Percebo que grande parte das pessoas ainda não têm os esclarecimentos devidos em relação às formas de proteção ou como prevenir essas doenças. Eu acredito que essa ação vem como forma de conscientização das pessoas. Fico bastante satisfeito por ter essa ação tão próxima a nós, de forma acessível. A iniciativa é bastante interessante e favorece não só servidores, mas também a quem se beneficia dos informativos divulgados”, enfatizou.

Como forma de contribuir com mais informações sobre o câncer de pele, também houve a distribuição de panfletos informativos a respeito da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam para o registro de cerca de 185 mil novos casos a cada ano no país. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente, porém, menos agressivo, e o que apresenta maiores índices de cura. O câncer de pele melanoma é o mais raro, representando cerca de 3% dos casos. É mais agressivo e pode se espalhar para outros órgãos, se não for diagnosticado a tempo.

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade