Comissão de Acessibilidade da JFAL prepara segunda edição da triagem diagnóstica de autismo
A Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) deverá realizar, no final de abril, a II Triagem l Diagnóstica de Autismo. Nesta sexta-feira, 10, o presidente da comissão, Juiz Federal Felini Wanderley, reuniu-se com a comissão organizadora para definir detalhes do evento. A ação representa a oportunidade para muitas famílias realizarem a triagem diagnóstica de crianças com possíveis traços de autismo e orientação quanto aos direitos garantidos pela legislação.
O magistrado lembrou a importância da ação, ao considerar que tem sido crescente o número de casos de autismo. “Muitas famílias têm dificuldade na obtenção de uma avaliação médica com um especialista , podendo esperar, às vezes, até dois anos apenas para o diagnóstico e, com essa ação, pretendemos diminuir um pouco essa fila, principalmente para aqueles que não tem condições de pagar uma consulta”, explicou.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Bruna Kellen, participou da reunião e confirmou que está em contato com outros profissionais de saúde que irão contribuir com o trabalho. Perita médica da JFAL, Jôze Alana estima que haverá uma presença maior de profissionais médicos na triagem deste ano, como forma de ofertar maior celeridade no atendimento às famílias.
A II Triagem de Diagnóstica do Autismo deverá ser realizada no dia 29 de abril. Este ano, a programação também contará com um ciclo de palestras para famílias de autistas, que deverá ocorrer no dia anterior, 28 de abril.