Solenidade marca entrega de novo Espaço de Acolhimento do JEF em Maceió
O Espaço de Acolhimento do Juizado Especial Federal (JEF) em Maceió, ampliado, reformado e mais confortável, está disponível para uso da população que busca atendimento da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). O novo ambiente, localizado no prédio sede da JFAL, na Serraria, reafirma o compromisso de oferecer atendimento mais humanizado aos jurisdicionados que buscam nos juizados especiais, principalmente, benefícios sociais. O local conta com brinquedoteca, salas de espera e de amamentação, fraldário e mais duas novas salas de perícia. A solenidade de entrega, na tarde da última quinta-feira, 9, contou com a presença de magistrados, servidores e representantes da advocacia.
A cerimônia contou com o diretor do Foro, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, além dos juízes da 2ª Vara Federal, André Carvalho Monteiro, da 6ª Vara Federal, Gustavo de Mendonça Gomes, da 9ª Vara e coordenador dos JEFs, Antônio José de Carvalho Araújo, da 12ª, Aloysio Cavalcanti Lima e da 14ª Vara, Felini de Oliveira Wanderley e juiz federal Sérgio Feitosa, também da 6ª Vara. Ainda estiveram presentes no evento o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB), Wagner Paes, e integrantes da diretoria da entidade. O Sindicato dos Advogados também participou da solenidade.
Durante a inauguração, o juiz André Granja ressaltou o compromisso da JFAL com o conforto e o bem-estar dos servidores, da advocacia e jurisdicionados. Ele destacou os índices de produtividade alcançados pela instituição e classificou como sendo uma marca na história e considerou que o novo Espaço de Acolhimento representa mais um investimento da gestão, que se apresenta como sucesso, por contar com a participação de todos.
O coordenador dos JEFs, juiz da 9ª Vara, Antônio José de Carvalho Araújo, destacou o novo Espaço de Acolhimento como um olhar mais humano e empático para a Justiça Federal. “O juizado tem o papel de garantir os benefícios previdenciários, assistenciais e outros pedidos, como medicamentos. É gratificante quando é proferida uma sentença de procedência, garantindo-se um direito, que revela sobretudo um mínimo de dignidade. Esse espaço servirá, da melhor forma, as pessoas em situação de vulnerabilidade. Nossa compreensão, exemplificando, é acalmar a dor de uma mãe, que vem aqui com o seu filho ou filha em busca de um mínimo de dignidade”, destacou o magistrado.
O juiz da 6ª Vara, Gustavo de Mendonça, definiu o servidor como peça fundamental para garantir a eficiência com que a Justiça trabalha e permite um atendimento mais dinâmico e direto.
O juiz federal da 14ª Vara, Felini de Oliveira Wanderley, destacou a importância da parceria com a advocacia para a realização de serviços úteis para quem mais precisa. “Quem trabalha no juizado não tem como não se emocionar com o que vê no dia a dia. Pessoas que não têm o que comer e passam a ter. Esse espaço vem como um complemento a algo que é trabalhado em conjunto”, considerou o magistrado.
Durante a solenidade, o presidente da OAB, Vagner Paes, parabenizou a JFAL pela realização do novo Espaço de Acolhimento e destacou a importância dos juizados. “É fundamental para um processo de humanização. São inúmeros os casos de pessoas com necessidades especiais e que precisam de atendimento humanizado. Esse espaço dá um tratamento digno e faz com que eles se sintam mais à vontade”, afirmou Paes.
Com a inauguração, a partir de agora, o espaço está disponível para jurisdicionados que aguardam atendimento no Juizado Especial Federal (JEF) no edifício-sede da JFAL, na avenida Menino Marcelo, no bairro da Serraria.