Fevereiro Roxo: Seção de Saúde da JFAL participa de campanha nacional
A Sociedade Brasileira de Reumatologia indica que a fibromialgia acomete cerca de 4% da população brasileira, a maioria de mulheres. Sobre o lúpus, a entidade não dispõe de números precisos, mas estima mais de 65 mil casos no Brasil. Para discutir as causas destas duas doenças, as formas de tratamento e como prevenir, foi criada a campanha Fevereiro Roxo. Durante esse período, a Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) trata do tema junto ao público do órgão e fornece orientações a respeito.
A médica Bruna Kellen, da Seção de Saúde da JFAL, lembra que haverá uma ação no próximo dia 27, das 14h às 16h, para alertar aos servidores sobre as doenças do Fevereiro Roxo e informar sobre a campanha. “Nosso interesse em valorizar a ação do Fevereiro Roxo está na sua importância. Diagnosticar precocemente essas doenças reumatológicas, como o lúpus e a fibromialgia, e poder fornecer ao paciente um tratamento adequado, podem minimizar as sequelas que, por ventura, essas doenças possam acarretar”, explicou.
É importante salientar que nos dois casos, quanto antes for concretizado um diagnóstico, maior se torna a porcentagem de aceitação ao tratamento. A atividade física se torna uma aliada, junto com um acompanhamento profissional que saiba do histórico médico.
Para contribuir com a iniciativa da Seção de Saúde, os servidores da JFAL receberam um material informativo sobre o Fevereiro Roxo e com informações sobre o tratamento das doenças. Acompanhe o material anexo.