Conselho da Justiça Federal autoriza a nomeação para cargos na 5ª Região
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) deverá contar com o reforço no atendimento ao público. Por decisão do Conselho da Justiça Federal (CJF), serão nomeados três novos servidores para a instituição. A medida do CJF está oficializada no Diário Eletrônico Administrativo, edição da última quarta-feira, 15. A portaria estabelece, no total, o preenchimento de 61 novos cargos para a Justiça Federal da 5ª Região para o ano de 2023 e distribui as nomeações entre a Corte e as Seções Judiciárias de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Além das três novas vagas para Alagoas, também haverá o preenchimento de 20 cargos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); nove na Seção Judiciária do Ceará (JFCE); sete na Paraíba (JFPB); dez em Pernambuco (JFPE); sete no Rio Grande do Norte (JFRN); e cinco para Sergipe (JFSE).
A distribuição considerou a ampliação da Corte, vigente a partir da institucionalização da Lei 14.253/2021, que gerou a necessidade do provimento de cargos vagos, tanto para a composição dos novos gabinetes quanto para o reforço do quadro de pessoal nas secretarias de Turmas e na área administrativa. O Diário Oficial Eletrônico não define quais cargos serão providos.
O último concurso TRF5 foi realizado em 2017 e contou com oferta de vagas imediatas, além de cadastro de reserva, nas carreiras de técnico e analista. O resultado final do concurso foi homologado em junho de 2018 e teve a validade suspensa em razão da pandemia. Com isso, a validade que se encerraria em junho de 2022, foi prorrogada até janeiro de 2024.