Estágio na JFAL: estudantes de Direito fazem prova e dissertação
Os estudantes do curso de Direito, inscritos na seleção para estágio na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizaram nesta segunda-feira, 6, pela manhã, a primeira e a segunda fase da seleção. A prova, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma dissertação e mais duas questões subjetivas, foram aplicadas no auditório da instituição, no bairro da Serraria, bem como nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema. No total, 119 candidatos participaram desta fase do certame.
A secretária do processo seletivo e supervisora da Seção de Treinamento da JFAL, Adriana Amâncio, disse que o concurso representa uma troca de conhecimento, ao tempo que impulsiona os alunos a fortalecer a construção de suas carreiras. “Os estagiários são de suma importância no cotidiano da Justiça Federal e a possibilidade que os estudantes têm para realizarem esse estágio aqui contribui com a formação, visto que a realização da prática não se aprende em sala de aula. Ou seja, é um complemento da formação deles”, afirma.
Os cinquenta primeiros colocados na linha de classificação da primeira fase de Maceió, os vinte de Arapiraca, e os dez primeiros colocados de Santana do Ipanema e de União dos Palmares passarão para a próxima fase. Marcada para o dia 24 de abril, será a vez do exame oral e a entrevista, etapa conduzida por magistrados.
A estudante do sétimo período em Direito no Cesmac, Cássia Janaína Tenório Santos, 21 anos, revela ser grande a sua expectativa para conseguir o primeiro estágio e espera pelo êxito na seleção da JFAL. “Fui aluna durante o período pandêmico, o que prejudicou a conseguir uma experiência de estágio. Acho que me saí bem. A prova foi aplicada de forma tranquila e os examinadores passaram os informes de forma clara. Isto ajuda o aluno que está nervoso. Para mim, será muito gratificante ter esse estágio no currículo”, disse.
Quem também está em busca do primeiro estágio na área é Everton José Brandão de Lima, 27 anos. Aluno do sétimo período de Direito na Uninassau, ele aposta no conhecimento adquirido em sala de aula para sair na dianteira da classificação do certame. “Fiz a prova e espero ter conseguido colocar em prática o que aprendi na universidade. Estou ansioso pelo resultado. Para mim, é uma oportunidade única”, afirmou.
O gabarito da primeira fase foi divulgado nesta segunda-feira, 6, no site institucional, na aba concursos. O resultado sairá no próximo dia 22. A apresentação de recursos poderá ser feita nos dias 23 e 24 próximos, através do e-mail treinamento@jfal.jus.br e o resultado definitivo está marcado para o dia 19 de abril, conforme edital. O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de abril.
O estágio não-obrigatório e remunerado tem duração de um ano, prorrogável por igual período. A carga horária é de 20 horas semanais. O auxílio financeiro será de R$ 1.200, além do auxílio-transporte no valor diário de R$12.
A banca responsável pela seleção é presidida pela juíza federal Flavia Hora Oliveira de Mendonça e formada, também, pelos juízes federais Sérgio José Wanderley de Mendonça e Aline Soares Lucena Carnaúba.