Março Azul-marinho contará com palestra na próxima segunda-feira, 13
O Instituto Nacional de Câncer estima o surgimento de 41 mil novos casos de câncer colorretal por ano no país. A campanha do Março Azul-Marinho é reservada no calendário anual para trazer conscientização à população sobre as causas e formas de prevenção da doença.
Para fomentar as políticas de promoção da saúde junto aos servidores, a Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promove na próxima segunda-feira, 13, às 14h, um bate-papo sobre cuidados para evitar a patologia. Na oportunidade, haverá palestra no Espaço Saúde, localizada no edifício-sede da instituição. Durante a atividade de conscientização serão distribuídos panfletos informativos educativos para alertar os servidores quanto aos fatores de risco, sinais de alerta e cuidados preventivos.
A médica do setor de Saúde, Andréia Souto reforçou o comprometimento da JFAL em sempre orientar os servidores sobre possíveis enfermidades. “A campanha Março Azul-Marinho visa conscientizar sobre o câncer de intestino que ocupa o segundo lugar entre as neoplasias malignas que mais matam no Brasil. Com a ação, a JFAL busca instruir e conscientizar sobre os sinais e sintomas da doença e como e quando fazer o rastreamento da doença”, disse a médica.
Em adultos, o câncer colorretal é silencioso e a terceira neoplasia mais frequente entre os homens, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É, também, o terceiro mais frequente entre os homens, logo atrás dos de próstata e de pulmão. Nas mulheres a doença perde apenas para o câncer de mama.