JFAL é iluminada de azul em apoio ao mês de conscientização do autismo
A fachada do prédio-sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) foi tomada pela cor azul. A iluminação é uma alusão ao mês de conscientização à população sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ação visa dar destaque sobre o tema e promover debates, além de reforçar as políticas inclusivas promovidas pela instituição.
O juiz da 1ª Vara Federal e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da JFAL (CAI), Felini de Oliveira Wanderley disse que a iluminação demonstra a preocupação social que a Seção Judiciária tem com as campanhas de conscientização. “A cor aplicada à fachada representa o olhar mais humanizado que a JFAL tem em relação à inclusão de pessoas com TEA. A Justiça Federal sempre teve uma preocupação com a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, buscando promover campanhas de sensibilização no sentido de acolher e esclarecer direitos”, declarou o magistrado.
Azul
Conforme dados de OMS (Organização Mundial da Saúde), do total de crianças diagnosticadas com TEA, a incidência de casos no sexo masculino é de 80%, por isso a cor escolhida foi o azul.
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento e pode ser caracterizado por algum grau de alteração no desenvolvimento. Estima-se, segundo a Organização Mundial de Saúde, que 1% da população mundial seja autista. O diagnóstico e intervenção precoce podem oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.