Abril Azul: Justiça Federal promoverá ações de sensibilização relacionadas ao autismo
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promove, nos dias 27, 28 e 29 de abril, respectivamente, ações de sensibilização sobre o autismo Serão realizados curso de capacitação sobre direitos da pessoa com deficiência; ciclo de palestras para famílias; e triagem diagnóstica em crianças de baixa renda. As ações são articuladas pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão da JFAL e atendem a Resolução 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A advogada Tatiana Takeda, de Goiás, irá ministrar o curso sobre Direito da pessoa com deficiência. Voltado para servidores da JFAL e demais Seções Judiciárias, o curso será realizado no dia 27, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Justiça Federal e transmitido pela plataforma Zoom. Na oportunidade, a advogada irá abordar questões como direito ao atendimento prioritário, à saúde, diversão, trabalho, educação, barreiras atitudinais, entre outros. “O objetivo será sensibilizar, informar, ensinar, despertar e interagir, visando o fomento da construção do saber com base e inspiração de metodologias ativas”, explica o projeto do curso. A inscrição pode ser feita na plataforma Doity, que também emitirá o certificado de participação, através do link http://encurtador.com.br/inuQ9.
No dia 28, a partir das 19h, também no auditório da Justiça Federal, na Serraria, acontece o I Ciclo de Palestras para Famílias de Pessoas com TEA. Na oportunidade, a advogada Tatiana Takeda vai falar sobre o tema “A sociedade como maior empecilho para inclusão”. Na sequência, o médico Sérgio Thiesen irá falar sobre “Autismo: A extraordinária contribuição da Espiritualidade à Medicina”. As palestras serão abertas ao público, mediante prévia inscrição.
No sábado, dia 29, das 9h às 17h, na área dos Juizados Especiais Federais (JEFs), também no prédio principal da JFAL, na Serraria, acontece a triagem diagnóstica de famílias de baixa renda com pessoas com sinais de autismo. O trabalho contará com a participação de diversos parceiros, que irão oferecer serviços diversos às famílias, como emissão de carteira de identidade, assistência jurídica, carteira de passe livre, entre outros.
O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal em Alagoas, Juiz Federal Felini de Oliveira Wanderley, fala da grande expectativa para esta programação, por parte das famílias. “Quando assumi o JEF, cerca de dez anos atrás, pouco se falava sobre autismo, mas o índice vem aumentando de maneira exponencial nos últimos anos e isso vem impactando nas demandas do Judiciário. Por isso, o quanto pudermos informar e esclarecer, faremos”, resume o magistrado.
A triagem para famílias com crianças com espectro autista terá 50 atendimentos no dia 29. Em apenas dois dias de inscrições, mais de 300 famílias fizeram o cadastro. A comissão responsável pela seleção analisa a documentação enviada, para definir as famílias selecionadas.