Dia do Livro Infantil: biblioteca da JFAL tem acervo exclusivo para os pequenos

Imagem: Acervo possui quase 7 mil livros

Fonte: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Imagem: Paulo frequenta assíduamente o espaço

Fonte: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Imagem: Para Paulo o ambiente tem uma grande importância

Fonte: Secom JFAL

O hábito de ler é responsável por construir o desenvolvimento emocional, social e cultural das crianças. 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data dedicada a celebrar e estimular essa construção tão benéfica para a formação dos mais jovens. Consciente desses benefícios, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) dispõe de uma biblioteca de livre acesso, no edifício-sede do órgão, para toda a comunidade que busque ter uma experiência literária.

O espaço para a leitura está ativo desde 1989. Ao todo são quase 34 anos de estímulo ao saber na Seção Judiciária de Alagoas, como conta a supervisora da biblioteca Raquel Costa, que dos 52 anos que viveu, 30 foram dedicados ao espaço do saber. “O hábito da leitura nos faz crescer intelectualmente e podemos levar o conhecimento através dele por várias gerações, em qualquer faixa etária. Hoje a nossa biblioteca dispõe de 7 mil livros para todos que quiserem ler”, disse orgulhosa Raquel.

A supervisora conta ainda a relevância da literatura infantil ao despertar o interesse pelas páginas encadernadas dos livros. “A leitura estimula às crianças para uma melhor interação verbal e também contribui com a criatividade. Quando criança ganhei vários livros da coleção Sítio do Picapau Amarelo e na escola tínhamos que ler pelo menos três livros por mês. Realizar essa leitura foi um estímulo para mim e aos meus colegas da turma”, concluiu.

O jovem estagiário em Direito da Central de Atendimento da JFAL, Paulo Henrique Terto da Silva já era terceirizado na Justiça Federal quando dedicou seus horários de almoço para estudar na Seção de Leitura. Todos os dias, ele se debruçou nos livros disponíveis na biblioteca para cumprir sua meta de conseguir estagiar na instituição. Paulo visita diariamente o ambiente de estudo e se diz orgulhoso do resultado alcançado com tanta dedicação.

“Trabalhei aqui na JFAL e precisava do dinheiro para manter o meu curso de Direito. Todo dia nos horários de almoço eu estava na biblioteca estudando e me dedicando a passar na prova para estágio. Na primeira vez não fui aprovado, mas me esforcei bastante e frequentei assiduamente todos os dias e consegui passar. A biblioteca foi muito importante pra mim. É um ambiente sensacional e muito relevante que incentiva bastante o aprimoramento pessoal”, afirmou Paulo.

Dia Nacional da Literatura Infantil

A data escolhida como Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril. Considerado o pai da literatura infantil brasileira e responsável por obras literárias clássicas como Sítio do Picapau Amarelo, O Saci, Fábulas de Narizinho, Caçadas de Hans Staden e Viagem ao Céu.

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade