Pós graduação: JFAL dispõe de curso para servidores para toda a 5ª Região
Cerca de 50 servidores das Seções Judiciárias da 5ª Região participam da primeira pós-graduação em Direito Processual Civil, oferecida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL). As aulas são fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acontecem de forma presencial, no edifício-sede da JFAL, sempre às quartas-feiras. Servidores das demais Seções Judiciárias participam das aulas remotamente, através da plataforma Zoom.
O curso tem duração de 360 horas, distribuídas em onze disciplinas, sendo 330 horas em aula (remotas ou presenciais) e 30 horas dedicadas a estudo, pesquisa e elaboração de artigo ou projeto de conclusão de curso.
A supervisora da Seção de Treinamento da JFAL, Adriana Amâncio, explica que o resultado da iniciativa tem sido tão positivo que há planos para futuras turmas, sempre voltadas para a área jurídica. “Já temos planejamento para realização de outras turmas de pós-graduação em Direito”, revelou. Dentre os instrutores estão os desembargadores federais Paulo Cordeiro e Frederico Dantas, juízes Raimundo Campos, Sérgio de Abreu Brito, Isabelle Marne C. de Oliveira Lima, além de servidores e professores da Ufal, todos com titulação de mestrado e doutorado.
Módulos
As aulas serão lecionadas até o início do ano que vem. São módulos da pós-graduação as matérias de Processo de conhecimento; Tutelas provisórias (I e II); Decisão e instrução; Recursos e outros meios de impugnação de decisões judiciais; Cumprimento de sentença e Processo de Execução; Execução fiscal; Procedimentos especiais; Cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública; Tutela coletiva; Metodologia da Pesquisa e Juizados especiais.
Quem está gostando do conteúdo ministrado nas aulas da pós-graduação é o técnico judiciário da 5ª Vara, Wellington Soares. Ele define a oportunidade como “muito interessante”, e diz que espera por outros cursos na Seção Judiciária. “Todas as aulas até agora foram ótimas. É uma oportunidade realmente interessante, principalmente porque essa primeira foi na área de Direito de Processo Civil, que é algo que faz parte do nosso dia a dia. Ações como essa devem se repetir. Acredito que, se houver alguma outra pós-graduação em uma área em que também seja da nossa da nossa convivência diária no trabalho, será sempre muito bem recebida”, afirmou o servidor.
As aulas da pós-graduação em Direito Processual Civil acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 22h, no edifício-sede da JFAL, e são transmitidas através da plataforma Zoom para servidores de outras Seções Judiciárias e TRF5.
Objetivo estratégico
A formação de servidores em cursos de especialização é uma iniciativa alinhada ao objetivo estratégico “Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional”, previsto no Plano Estratégico da Justiça Federal da 5ª Região para o período de 2021-2026. As ações relacionadas se destinam a aprimorar práticas e implantar soluções e iniciativas voltadas para a identificação, coleta, organização e disponibilização do conhecimento organizacional de forma estruturada e acessível a todos que integram a rede de aprendizagem da Justiça Federal da 5ª Região.
Consta também no Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Justiça Federal da 5ª Região (PEGP-JF5) para o período 2023-2026, o objetivo estratégico “Empreender a Gestão do Conhecimento Organizacional”. O documento prevê a adoção de práticas e iniciativas visando a identificação, coleta, organização e disponibilização do conhecimento organizacional, por meio de aprimoramento do acesso e da administração. O objetivo é habilitar e incentivar melhorias que promovam estratégias para gestão do conhecimento de forma estruturada e acessível.
O fomento à Gestão do Conhecimento também é um dos princípios da Política de Gestão de Pessoas da Justiça Federal, instituída pela Resolução nº 759/2022 do CJF, de 26 de abril de 2022. A iniciativa visa aumentar a capacidade de conhecimento dos servidores e dos gestores públicos, das equipes de trabalho e de toda a organização de maneira coletiva, visando alcançar os resultados institucionais planejados.