Estágio: entrevistas marcam etapa final do processo seletivo na JFAL
Os estudantes dos cursos de Administração e Jornalismo, aprovados na primeira fase do certame para seleção de estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), realizaram a fase final do processo seletivo nesta segunda-feira, 29. A entrevista com os participantes ocorreu no edifício-sede da instituição e faz parte do edital do certame. As entrevistas continuam nesta terça-feira, 30, para os candidatos dos cursos de Ciências Contábeis e Psicologia.
Os candidatos aprovados nas etapas anteriores se submeteram à entrevista e foram avaliados pelos presidentes da banca dos seus respectivos cursos. A supervisora da Seção de Treinamento da JFAL, Adriana Amâncio, destacou a importância do estagiário na instituição e disse que a contribuição é mútua. “Nossos estagiários recebem uma orientação adequada, oportunidades de aprendizado e são tratados com respeito. Isso permite que eles contribuam de maneira significativa para a Justiça Federal e desenvolvam suas habilidades profissionais durante o período de estágio”, afirmou Adriana.
A presidente da banca examinadora de Administração, Gisele Maciel, mostrou-se contente com a possibilidade de entrevistar os estudantes. Ela descreveu os aspectos avaliados nas entrevistas. “Procuramos observar o perfil na área que a pessoa se identificaria, mas sabemos que tem áreas aqui que precisam lidar mais com pessoas e com o público e outros que são mais metódicos, organizados, e que requerem uma atenção maior. Procuramos principalmente nessa fase de entrevista, analisar o perfil de cada candidato”, explicou Gisele.
O supervisor da Seção de Comunicação e presidente da banca examinadora do Curso de Jornalismo, Delane Barros, considerou bom o nível das candidatas. “Interessante que somente mulheres se inscreveram neste processo e todas com um bom nível de expressão e de conhecimento técnico, dentro do que se espera de um estudante de Comunicação”, avaliou. Para o jornalista, os estudantes têm apresentado uma atenção maior para o mundo digital, mas não esqueceram das demais áreas da Comunicação, a exemplo da fotografia e do texto.
A integrante da comissão avaliadora para o curso de Jornalismo, Andréa Medeiros, disse que o diálogo é importante para conhecer as concorrentes. Ela destacou o bom nível de articulação das estudantes e disse que a oportunidade só acrescenta ao Judiciário. “A entrevista é sempre bastante proveitosa, não nos estendemos muito, mas buscamos o suficiente para conhecer a candidata. A entrevista é realizada para conhecer a questão organizacional, disponibilidade de horário, expectativas, entre outros aspectos fundamentais. No geral, o nível estava bom e os resultados foram muito positivos”, concluiu.
A segunda fase do certame continua nesta terça-feira, 30. Os cursos de Psicologia e Ciências Contábeis em Maceió e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca e Santana do Ipanema serão as próximas a aplicar a fase final do certame.