Espaço Saúde da JFAL realiza ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco
Com o objetivo de estimular e informar o servidor do Judiciário federal alagoano sobre os riscos e tratamentos do vício em tabaco e nicotina, a Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou nesta quarta-feira, 31, uma ação preventiva ao consumo do produto. A iniciativa, realizada no edifício-sede da instituição, acontece em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no último dia do mês de maio e busca atender servidores, estagiários e funcionários terceirizados.
A coordenadora do Espaço Saúde da JFAL, Carolinne Rodrigues, fortaleceu a relevância de trabalhos preventivos como este. “A ação de hoje está entre as nossas atividades para promoção de saúde e qualidade de vida do servidor. É de suma importância que o paciente aceite o tratamento, siga-o à risca, possibilitando que haja uma mudança no corpo e na mente e estamos aqui para conscientizar, informar e auxiliar”, considerou Carolinne.
A médica da JFAL, Andreia Souto, ratificou a importância em conscientizar os servidores a respeito dos males do tabagismo. “O consumo de tabaco é fator de risco para a várias doenças e o paciente que decidir parar de fumar, receberá orientações médicas e se necessário, receberá tratamento medicamentoso como a terapia de reposição de nicotina e medicamento para controle dos sintomas de abstinência e também orientado a passar pelo processo de cessação do tabagismo com o apoio psicoterápico. É um assunto relevante e que deve ser tratado de forma séria, por isso buscamos informar e acompanhar”, concluiu Andreia.
Acompanhamento
Durante todo o ano, o Espaço Saúde fornece assistência e acompanhamento com médicos e psicólogos para os magistrados, servidores e terceirizados que desejem abandonar o tabagismo.
O diretor da Secretaria Administrativa da JFAL (Secad), Gustavo Melo, é um dos que realiza o acompanhamento na instituição. Fumante há mais de uma década, ele expressou seu contentamento com o trabalho realizado pela Seção de Saúde. “Consumo cigarro há pelo menos dez anos. Tentei parar uma vez e não consegui. É um processo muito difícil. Fui informado e auxiliado no Espaço Saúde e logo fui acompanhado pela médica Andreia. Hoje, após o tratamento com o adesivo e a pastilha, sigo sem fumar há 42 dias. Sinto-me melhor e aliviado”, declarou. Ele revelou que sua motivação para largar o cigarro foi, principalmente, ao perceber que o convívio social estava sendo afetado pelo uso do cigarro.
Servidores fumantes podem iniciar o acompanhamento com a equipe médica da JFAL. Para isso, a Seção de Saúde disponibiliza os números (82) 98123-6310, para contato com as médicas; e o (82) 2122-1464 para a Psicologia, bem como o WhatsApp da Seção de Qualidade de Vida para agendamento de Psicologia (82) 98103-6780. Também há a possibilidade de falar diretamente com a equipe de forma presencial, no edifício-sede da JFAL, localizado na Serraria.
As ações de prevenção realizadas na instituição visam orientar o público interno quanto às boas condições de saúde e bem estar de magistrados, servidores e terceirizados. O calendário de promoção da saúde segue nos próximos meses. Estão agendadas ações de doação de sangue; Dia do Meio Ambiente; prevenção contra hepatites virais, sífilis e HIV, entre outros.