Servidores da JFAL iniciam segunda turma do curso de Libras

Imagem: Turma de Servidores e estagiários participam de novo módulo de ensino do curso de Língua Brasileira de Sinais.

Fonte: Zuleide Campos (estagiária)/Secom JFAL

Imagem: Professor Arnaldo Nascimento

Fonte: Zuleide Campos (estagiária)/Secom JFAL

Os servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) começaram um novo módulo de ensino do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em 2022, uma turma de servidores e estagiários participou da primeira formação, com resultado considerado satisfatório. Este ano, as aulas estão sendo ministradas pelo professor Arnaldo Nascimento, que é surdo. A modalidade de ensino, no curso atual, é focada no cotidiano do ambiente jurídico para atender a população especial que busque atendimento da JFAL.

Falando por sinais, Nascimento reforçou a importância da acessibilidade à população surda. “A comunidade surda possui direitos mas falta efetivá-los. E essa iniciativa de treinamento possibilita o acesso pleno para as pessoas surdas, permitindo que elas possam solicitar informações”, considerou. Na primeira aula para a turma, o professor contou com o apoio da tradutora Cláudia Nascimento.

No decorrer da aula, Arnaldo compartilhou com a turma como perdeu a audição. Segundo ele, aos oito meses de vida, caiu de uma escada e após voltar do atendimento hospitalar, sua mãe percebeu que ele não respondia aos sons habituais. Levaram-no ao médico, quando diagnosticou a surdez. Mesmo sem falar uma palavra, ele transmite o conteúdo em Libras com calma, atraindo a atenção da turma, que ri com as suas expressões.

O curso terá duração de três meses e será realizado no miniauditório do prédio-sede da JFAL, na Serraria. Serão realizados dez encontros presenciais, sempre nas tardes das segundas-feiras. O objetivo é que o curso seja contínuo, sem repetir o nível inicial, para permitir o aprofundamento e domínio da Libras.

A Justiça Federal em Alagoas busca implementar, constantemente, a política de inclusão da população com deficiência. Em abril, aconteceu a II Triagem Diagnóstica de Autismo, com o atendimento a famílias com casos de autismo. Atualmente, o sítio eletrônico da instituição conta com a tradução oferecida pelo sistema V-Libras. O acesso ao prédio conta com a instalação de piso tátil, que permite ao público cego a locomoção com independência.

Por: Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade