Juiz Federal Dr. Felini de Oliveira Wanderley recebe comenda da Câmara de Vereadores de Maceió
A Câmara Municipal de Maceió começou a semana com a entrega de honrarias e homenagens a diversas personalidades, nesta segunda-feira, 19. Em sessão solene, realizada no plenário do Legislativo Municipal, foram outorgadas comendas e títulos de cidadania a representantes do Judiciário, das artes, da cultura, do esporte e de instituições religiosas. Dentre os homenageados, o Juiz Federal Dr. Felini de Oliveira Wanderley, que recebeu a comenda Gerônimo Ciqueira. A solenidade contou com a presença dos Juízes Federais Dr.Raimundo Campos Jr. e Dr. Aloysio Cavalcanti Lima, Diretor do Foro.
A homenagem ao Juiz Federal Dr. Felini Wanderley é o reconhecimento ao seu envolvimento em defesa da causa das pessoas com deficiência. Durante a sessão solene, o magistrado agradeceu pela lembrança de seu nome e defendeu que todas as pessoas podem fazer o bem e seguir o exemplo de Jesus. “Quero agradecer à vereadora pelo reconhecimento. Imerecido. Porque sei que esse trabalho não seria feito sem o apoio de todos os colegas, de todas as pessoas que cruzam meu caminho. Julgar, todo mundo julga, mas e o algo a mais? O que nós vamos deixar de legado? Por isso a preocupação da Justiça Federal com a causa ”, considerou o magistrado, em seu pronunciamento, na tribuna da Câmara, após receber a honraria.
Ele prosseguiu, afirmando que o trabalho a ser feito é grande em favor da população carente, e a Justiça Federal de Alagoas tem tentado atender a essas demandas, papel do Judiciário como um todo. “A Justiça Federal tem feito ações sociais, dado diagnósticos às famílias carentes que, muitas vezes, esperam anos por isso. Eu sei que, muitas vezes, a quantidade de diagnósticos que nós damos é muito pouca, mas já alivia o sofrimento destas pessoas. Independentemente de quem sejamos, podemos fazer o bem a qualquer momento, em qualquer ocasião. Empatia é o que nos move. Esse é o meu propósito e acredito que é o propósito de todos. Que tenhamos Jesus como exemplo de legado de amor”, finalizou o Juiz Federal Dr. Felini Wanderley, que preside a Comissão de Acessibilidade e Inclusão da JFAL e integra a Comissão Nacional de Acessibilidade e Inclusão da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
Pessoas com deficiência
Em seu pronunciamento, quando justificou a escolha do nome do Magistrado Dr. Felini Wanderley para a entrega da comenda, a vereadora Teca Nelma destacou a defesa do direito das pessoas com deficiência. “Com a sensibilidade de quem vive, na pele, todas as barreiras e dificuldades impostas pela sociedade à pessoa com deficiência, Dr. Felini vivencia, diariamente, a consolidação da Justiça, sendo fundamental na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência no nosso Estado”, justificou a vereadora. “Ontem [18 de junho] foi o Dia do Orgulho Autista e não poderíamos escolher uma ocasião melhor para agradecer por todo o seu trabalho com a entrega desta comenda”, finalizou a vereadora.
A proposta entregue nesta manhã foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. A comenda é o reconhecimento da inclusão social, especialmente das pessoas com deficiência. O patrono da honraria foi vereador por Maceió por dois mandatos e foi o primeiro deficiente físico eleito deputado federal. Gerônimo Ciqueira faleceu em 2007, no início do seu mandato federal, em virtude de problemas respiratórios, em Brasília.