Software desenvolvido pela residência universitária da JFAL apresenta resultados exitosos em toda a 5ª Região
A checagem de documentos que integram os processos judiciais demandam tempo e exigem bastante atenção do servidor. Mesmo com a devida conferência, a possibilidade de falha era constante. Para corrigir o problema e dotar maior agilidade e eficiência nesse processo, a residência universitária em Tecnologia da Informação, executada na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolveu o software Certifica. A ferramenta é responsável pela análise de prevenção de processos dos sistemas do Processo Judicial Eletrônico (PJe 2.X) e tem recebido destaque pela eficiência no seu funcionamento na 5ª Região.
De acordo com análise de setores e de servidores que utilizam o produto, o Certifica tem assumido a função de realizar a prevenção nos sistemas processuais Tebas, Creta, PJe 1 e PJe 2.x de forma eficaz, em toda a 5ª Região. É o que atesta Ítalo Martins Vieira, diretor de Secretaria da 35ª Vara Federal do Ceará. “O Certifica é excelente. A ferramenta detectou uma prevenção em um processo em Maracanaú, interior do estado do Ceará, ao identificar que uma mesma parte entrou com o mesmo processo, em sistemas diferentes e em varas diferentes. Isso jamais seria possível com a verificação humana”, ressalta Vieira. “E, ao tempo em que o sistema funciona, permite que o servidor se atenha a outras atividades na Vara. Essa iniciativa da Justiça Federal em Alagoas foi excelente. Estão de parabéns”, finalizou.
Prevenção
Para cada novo processo no PJe 2.X, o programa realiza buscas num banco de dados unificado e verifica a existência de outros processos com participação do mesmo autor. Então, com isso, é gerado uma certidão de prevenção, assinado digitalmente, que é anexado automaticamente ao processo original. O Certifica é a prevenção realizada de forma automática dentro do PJe 2.X, pois permite a identificação da prevenção de forma autônoma e eletronicamente na Justiça Federal de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, o que possibilita mais qualidade no trabalho e ganho de tempo.
Todos os testes aplicados ao Certifica foram coroados de êxito e a verificação encontra-se em pleno funcionamento em várias unidades da 5ª Região. “O tempo que era aplicado em conferência de documentos, agora está sendo usado em favor do jurisdicionado”, reforça o diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal da JFAL, Gunnar Dorneles Trennepohl, um dos coordenadores da residência universitária da JFAL junto à Ufal. “Temos outros produtos que estão sendo trabalhados e, em breve, estarão à disposição de toda a 5ª Região, bem como teremos novidades no Certifica, que trarão ainda mais agilidade ao processo de conferência já reduzido com a sua utilização”, promete.
A residência em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial é uma parceria entre a JFAL e o Laboratório de Engenharia e Sistemas (EASY) da Ufal. O objetivo principal da residência consiste na construção de projetos inovadores para agregar valor à Justiça Federal e à sociedade, garantindo uma prestação jurisdicional mais célere, mais eficiente e de melhor qualidade.