Secretaria Administrativa da JFAL realiza reunião de planejamento com Residência Universitária
O convênio firmado entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resultou em nova turma de residência universitária. Desta vez, será a residência em Processos Administrativos. Para as tratativas iniciais, os diretores dos cinco núcleos administrativos da JFAL apresentaram suas demandas em reunião com o diretor da Secretaria Administrativa (Secad) da JFAL, Gustavo Melo, e professores coordenadores da residência.
Na reunião, realizada na manhã da última quarta-feira, 28, enquanto os gestores da Justiça Federal apresentaram pontos que precisam ser melhorados na parte administrativa da instituição, a equipe da residência propôs sugestões de projetos que visam reduzir o tempo gasto em tarefas que podem ser executadas manualmente no ambiente administrativo da JFAL. As aulas da residência universitária devem começar ainda neste semestre, em data a ser confirmada.
Além dos projetos e ferramentas inovadoras sugeridas pelos diretores de núcleos, desde o início do convênio as residências em funcionamento já vem desenvolvendo o projeto Avia, que consiste no sistema de monitoramento e mapeamento de processos administrativos gerados no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), no qual tramitam os processos administrativos.
O diretor da Secad, Gustavo Melo, destacou a importância da reunião. Para ele, o desenvolvimento da residência representa grande impacto no andamento da JFAL. “São profissionais que estão aqui para buscar inovações em sistemas que resultem em soluções reais para o dia a dia do trabalho jurisdicional”, afirma. “Cada setor traz a sua demanda administrativa e a equipe de estudantes e professores da Ufal dão uma solução através do desenvolvimento de aplicativos ou sites”, conclui.
Sobre a residência
A residência em processos administrativos é uma parceria entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo principal da residência consiste na construção de soluções inovadoras para agregar valor à Justiça Federal e à sociedade, por meio da análise e melhoria de rotinas administrativas voltadas para atividade meio.
Esta é a segunda turma de residência universitária desenvolvida na JFAL. A atual, que conclui suas atividades em julho, é de Tecnologia da Informação e ocasionou no desenvolvimento de ferramentas que impactaram em agilidade na execução dos serviços da JFAL e gerou uma economia superior a R$ 1,4 milhão em menos de um ano de ação.