Diretores de Secretaria se reúnem para discutir eficácia de produtos da residência universitária em TI

Nathan Araujo (estagiário)

Gunnar Dorneles Trennepohl destacou que o evento contribui para apresentação de sugestões à residência
Crédito da foto: Nathan Araujo (estagiário)

Tecnologia, inovação e celeridade são partes da política de desenvolvimento que a gestão da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) adotou, a fim de adequar a instituição aos mais modernos conceitos de modernidade. Para marcar o encerramento da primeira turma de residência em Tecnologia da Informação, fruto de parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os diretores de Secretaria da Seção Judiciária se reúnem na próxima quinta-feira, 6. A ação, coordenada pela direção do Foro, busca dialogar acerca do desenvolvimento de futuras ferramentas que possam facilitar e agilizar os processos administrativos.

A reunião acontece em dois momentos. Seguindo uma lógica de apresentação dos projetos já realizados na JFAL para os diretores, pela manhã, e, posteriormente, uma reunião com os professores e residentes, na parte da tarde. A programação prevê uma exposição e uma troca de ideias sobre os produtos e soluções desenvolvidas na JFAL.

Diante da importância do evento para a promoção de inovação e celeridade no serviço jurídico, o diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal, Gunnar Dornelles Trennepohl, disse que o diálogo se estende às Subseções e tem grande importância na solução de problemas. “Esse diálogo serve para que os diretores possam dar sugestões e, até mesmo, entender como funciona a nossa residência. É importante termos a visão de problemas em um plano geral porque os mesmos podem surgir em todas as unidades”, disse.

Trennepohl destacou, ainda, que a abstração de dificuldades pode aprimorar não só a Seção Judiciária alagoana, mas a Justiça Federal no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. “Com as sugestões, nossa residência tem a capacidade, inclusive, de resolver problemas que afetam toda a 5ª Região. As ações desenvolvidas aqui em Alagoas são replicadas em todos os estados”, explicou.

Residência em TI

A residência em TI é uma iniciativa pioneira da JFAL e Ufal, que busca integrar o conhecimento acadêmico com as demandas práticas do Poder Judiciário. Durante um ano, os residentes recebem uma bolsa de estudos e participam de atividades de desenvolvimento de inovações na Seção Judiciária, sob a orientação de professores da Ufal e servidores. O programa também promove a troca de experiências entre os profissionais de TI e instrui os estudantes a respeito das práticas judiciárias.

O projeto foi responsável pelo desenvolvimento de quatro ferramentas que já estão em funcionamento na JFAL e impactam positivamente de mais de R$ 1,4 milhão de reais na Seção Judiciária. São elas: o Certifica, software responsável pela análise de prevenção de processos do PJe 2.X; o CliqueJunte, ferramenta destinada a realização de tarefas mecânicas de processamento de arquivos, finalizando com a efetiva juntada no processo judicial de referência; Justus, chatbot responsável por responder perguntas comuns no contexto da Justiça Federal e facilitar a busca de informações para determinados fins e o NOOB, que automatiza as atividades no PJe.

A residência ainda trabalha em parceria com o TJDFT e o TRF5 para integrar o serviço do E-cartas ao PJe 2.x, o que facilitará o envio e recebimento de documentos pelos Correios. Tal integração encontra-se em fase de ajustes finais para que seja disponibilizada para toda a 5ª Região.

Confira abaixo o cronograma de atividades para o evento de diretores da Residência:

10h – Abertura do evento com o Diretor do Foro da JFAL

10:15h – Exposição da Secretaria Administrativa da JFAL

10:45h – Reunião de todos diretores da JFAL e discussão da pauta:

  1. Padronização do procedimento para ambiente de IPL

  2. Padronização de distribuição de Cartas Precatórias e de Ordem na JFAL

  3. Preenchimento correto das diligências dos oficiais de justiça no PJe.

  4. Desenvolver ferramenta para geração de certidão de atuação do Advogado nos processos

  5. Esforço conjunto de todas as unidades para unificação do INSS no PJe1. (retificar a autuação dos processos para colocar o INSS correto).

12h – Almoço

14h – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela 1ª Residência em TI da JFAL.

15:45h - Coffee Break

16h – Brainstorm entre diretores, residentes e professores sobre dificuldades dos diretores que podem ser resolvidas pela 2ª residência em TI da JFAL que iniciará em 10.07.2023

18h – Encerramento.

Mais informações sobre a residência em TI da JFAL estão disponíveis no site residencia.jfal.jus.br

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade