Diretores de Secretaria se reúnem para discutir eficácia de produtos da residência universitária em TI
Tecnologia, inovação e celeridade são partes da política de desenvolvimento que a gestão da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) adotou, a fim de adequar a instituição aos mais modernos conceitos de modernidade. Para marcar o encerramento da primeira turma de residência em Tecnologia da Informação, fruto de parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os diretores de Secretaria da Seção Judiciária se reúnem na próxima quinta-feira, 6. A ação, coordenada pela direção do Foro, busca dialogar acerca do desenvolvimento de futuras ferramentas que possam facilitar e agilizar os processos administrativos.
A reunião acontece em dois momentos. Seguindo uma lógica de apresentação dos projetos já realizados na JFAL para os diretores, pela manhã, e, posteriormente, uma reunião com os professores e residentes, na parte da tarde. A programação prevê uma exposição e uma troca de ideias sobre os produtos e soluções desenvolvidas na JFAL.
Diante da importância do evento para a promoção de inovação e celeridade no serviço jurídico, o diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal, Gunnar Dornelles Trennepohl, disse que o diálogo se estende às Subseções e tem grande importância na solução de problemas. “Esse diálogo serve para que os diretores possam dar sugestões e, até mesmo, entender como funciona a nossa residência. É importante termos a visão de problemas em um plano geral porque os mesmos podem surgir em todas as unidades”, disse.
Trennepohl destacou, ainda, que a abstração de dificuldades pode aprimorar não só a Seção Judiciária alagoana, mas a Justiça Federal no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. “Com as sugestões, nossa residência tem a capacidade, inclusive, de resolver problemas que afetam toda a 5ª Região. As ações desenvolvidas aqui em Alagoas são replicadas em todos os estados”, explicou.
Residência em TI
A residência em TI é uma iniciativa pioneira da JFAL e Ufal, que busca integrar o conhecimento acadêmico com as demandas práticas do Poder Judiciário. Durante um ano, os residentes recebem uma bolsa de estudos e participam de atividades de desenvolvimento de inovações na Seção Judiciária, sob a orientação de professores da Ufal e servidores. O programa também promove a troca de experiências entre os profissionais de TI e instrui os estudantes a respeito das práticas judiciárias.
O projeto foi responsável pelo desenvolvimento de quatro ferramentas que já estão em funcionamento na JFAL e impactam positivamente de mais de R$ 1,4 milhão de reais na Seção Judiciária. São elas: o Certifica, software responsável pela análise de prevenção de processos do PJe 2.X; o CliqueJunte, ferramenta destinada a realização de tarefas mecânicas de processamento de arquivos, finalizando com a efetiva juntada no processo judicial de referência; Justus, chatbot responsável por responder perguntas comuns no contexto da Justiça Federal e facilitar a busca de informações para determinados fins e o NOOB, que automatiza as atividades no PJe.
A residência ainda trabalha em parceria com o TJDFT e o TRF5 para integrar o serviço do E-cartas ao PJe 2.x, o que facilitará o envio e recebimento de documentos pelos Correios. Tal integração encontra-se em fase de ajustes finais para que seja disponibilizada para toda a 5ª Região.
Confira abaixo o cronograma de atividades para o evento de diretores da Residência:
10h – Abertura do evento com o Diretor do Foro da JFAL
10:15h – Exposição da Secretaria Administrativa da JFAL
10:45h – Reunião de todos diretores da JFAL e discussão da pauta:
-
Padronização do procedimento para ambiente de IPL
-
Padronização de distribuição de Cartas Precatórias e de Ordem na JFAL
-
Preenchimento correto das diligências dos oficiais de justiça no PJe.
-
Desenvolver ferramenta para geração de certidão de atuação do Advogado nos processos
-
Esforço conjunto de todas as unidades para unificação do INSS no PJe1. (retificar a autuação dos processos para colocar o INSS correto).
12h – Almoço
14h – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela 1ª Residência em TI da JFAL.
15:45h - Coffee Break
16h – Brainstorm entre diretores, residentes e professores sobre dificuldades dos diretores que podem ser resolvidas pela 2ª residência em TI da JFAL que iniciará em 10.07.2023
18h – Encerramento.
Mais informações sobre a residência em TI da JFAL estão disponíveis no site residencia.jfal.jus.br