Julho Amarelo: JFAL realiza testes rápidos para diagnosticar hepatites
Em alusão ao Julho Amarelo, mês da prevenção às hepatites virais, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) fará uma ação de testagens virais. Magistrados, servidores, terceirizados e estagiários poderão participar de testes rápidos para o diagnóstico das patologias na próxima segunda-feira, 10. A ação é promovida pela Seção de Saúde da instituição, das 9h às 12h. A testagem ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como foco a prevenção e o combate às diversas formas de hepatite. Os testes rápidos serão feitos no Espaço Saúde, no edifício da JFAL, na Serraria.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Andreia Souto, destacou o aspecto fundamental na conscientização das hepatites como ação preventiva, foco da ação do Espaço Saúde. “As testagens são uma forma de fazer o diagnóstico precoce, na fase assintomática da doença", explicou ela. “É um diagnóstico precoce que pode levar aos cuidados necessários, prevenindo a evolução da hepatite para formas graves como cirrose e câncer do fígado. A gente orienta como prevenir a hepatites B e C, sífilis e HIV, acometidas por contato sexual e uso de materiais perfuro-cortantes que incluem os alicates, tesouras de unha e lâmina de barbear”, disse Andreia.
Porém, apesar de haver prevenção para as doenças, a médica salienta a importância do diagnóstico precoce: “As pessoas podem se prevenir utilizando materiais descartáveis, mas também é importante fazer o teste de forma a antecipar o agravamento para controlar e tratar qualquer uma das doenças. É importante fazer o teste, independentemente da idade ou das circunstâncias”, acrescentou.
Julho Amarelo
A campanha Julho Amarelo é voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites A, B, C, D (Delta) e E. São infecções que atingem o fígado, causadas por vírus. A doença pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes. Também pode haver transmissão, da mãe para o filho durante a gravidez e, ainda, por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
A Seção de Saúde da JFAL realiza ações de cunho preventivo, com a finalidade de promover a conscientização e o amparo ao servidor no combate e tratamento de doenças e infecções.
Os testes rápidos acontecem em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS), e seguem um rigoroso padrão e a garantia de um diagnóstico precoce e sigiloso.