Diálogo com diretores de Vara marca encerramento da primeira turma de residência em TI
O encerramento da primeira turma de residência em Tecnologia da Informação no âmbito da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) trouxe os diretores de Secretaria da Seção Judiciária para um diálogo construtivo nesta quinta-feira, 6, na própria JFAL. O objetivo do encontro foi o de conhecer as dificuldades das Secretarias, a fim de agregar ideias para o desenvolvimento de ferramentas que facilitem e agilizem os processos administrativos no Judiciário Federal do estado. A residência é fruto de parceria entre a JFAL e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A reunião, realizada em dois momentos, seguiu uma lógica de apresentação dos projetos já realizados na JFAL para os diretores, pela manhã. Durante a tarde, foi o momento de reunião com os professores e residentes. No período matutino, o diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti, participou do encontro e demonstrou o apoio da gestão à atuação conjunta da universidade federal e a JFAL.
Quem esteve presente foi a diretora da Secretaria Administrativa da Justiça Federal do Ceará (JFCE), Raquel Rolim Pereira Galvão de Melo. Ela elogiou a parceria e destacou o valor dos produtos oferecidos pela Seção Judiciária alagoana. “Vimos resultados práticos que efetivam melhorias nos processos, nas rotinas e na efetiva economia de recursos públicos. Para nós da Seção Judiciária do Ceará, é muito gratificante estar participando desse evento e poder conhecer os serviços que a JFAL oferece em parceria com a Academia. Esta é uma excelente iniciativa que culmina na entrega desses produtos, tão relevantes para a sociedade.”, finalizou Raquel.
O diretor do Núcleo Judiciário do Ceará, Ilton Aparecido de Paiva, também prestigiou a turma de residência da JFAL. Como via de mão dupla, ele elogiou a capacidade de produção, ao passo em que aprimora o conhecimento dos alunos da universidade. “Foi gratificante assistir ao evento em que a Residência de TI da JFAL apresentou a promoção de projetos práticos, desenvolvidos em equipe. Esses projetos produzem soluções de problemas reais, o que permite a aplicação de conhecimentos e habilidades em um contexto real, contribuindo para melhorias no sistema judiciário”, avaliou o diretor.
Por sua colaboração nos projetos da primeira turma de residência, os diretores de Secretaria da 1ª e da 3ª Varas Federais, Felipe Barbosa Martiniano e Gunnar Dorneles Trennepohl, respectivamente, foram homenageados pelos professores e alunos da turma de residência. Diante da honraria, Felipe Martiniano agradeceu e ressaltou a importância da cerimônia. “A data de hoje marca o fechamento do ciclo da primeira turma de residentes e, com ela, divulgamos os excelentes resultados alcançados neste projeto. É muito gratificante participar de tal iniciativa. Juntos conseguimos de forma muito concreta desenvolver soluções”, disse Martiniano.
A programação trouxe exposição e uma troca de ideias sobre os produtos e soluções desenvolvidas na JFAL.
Residência em TI
A residência em TI é uma iniciativa pioneira da JFAL e Ufal, que integra o conhecimento acadêmico com as demandas práticas do Judiciário federal. Durante um ano, os residentes participam de atividades de desenvolvimento de inovações na Seção Judiciária, sob a orientação de professores da universidade e servidores.
A parceria é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas que já estão em funcionamento na JFAL e impactam em uma economia superior a mais de R$ 1,4 milhão na Seção Judiciária.