Teste rápido das hepatites virais, sífilis e HIV movimenta a manhã desta segunda na JFAL

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Servidores atenderam ao convite e participaram da testagem no Espaço Saúde da JFAL
Crédito da foto: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Uma furadinha no dedo é o suficiente para salvar vidas. O método é utilizado nos testes rápidos para o diagnóstico precoce das hepatites virais, sífilis e HIV, disponibilizados nesta segunda-feira, 10, pela Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A ação, em alusão ao “Julho Amarelo” , é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e trouxe a testagem para, pelo menos, 30 servidores, magistrados, terceirizados e estagiários da Seção Judiciária. Além do teste rápido, foram distribuídos panfletos informativos sobre formas de se preservar das doenças. Também houve distribuição de preservativos femininos e masculinos.

A médica da Seção de Saúde da JFAL, Andreia Souto, destaca a importância da realização dos exames regularmente. “As testagens são uma forma de fazer o diagnóstico precoce, na fase assintomática da doença, levando aos cuidados necessários para evitar a evolução da hepatite para formas graves como cirrose e câncer do fígado. A gente orienta como prevenir a hepatites B e C, sífilis e HIV, acometidas por contato sexual e uso de materiais perfuro-cortantes que incluem os alicates, tesouras de unha e lâmina de barbear”, orienta Andréia. A médica atentou ainda aos servidores para a confidencialidade dos testes realizados.

Importância

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

A médica Andreia Souto destaca a importância da realização dos exames regularmente
Crédito da foto: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

De acordo com a técnica do programa IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde, Teresa Carvalho, a informação a respeito das doenças é tão importante quanto o teste realizado na Seção Judiciária. “Nós fazemos todo esse trabalho de orientar a população para que tenha esse comportamento mais saudável e mais assertivo para a prevenção. Com isso estamos dando a oportunidade para que as pessoas conheçam sua sorologia em tempo hábil e acessem o tratamento. Essa é uma demanda da Justiça Federal, que anualmente tem essa preocupação com seus servidores de participar dessa campanha do Júlio Amarelo”, declarou Teresa.

O servidor Everson Belo, da Assessoria Jurídica da Secretaria Administrativa da JFAL (Secad), foi o primeiro a realizar os testes rápidos. “Todos os anos, a Justiça Federal faz esse trabalho preventivo junto aos servidores. É uma forma de se cuidar, pois, cuidando de nós mesmos, cuidamos do outro. Agora que fiz o exame estou mais aliviado”, relatou. O servidor parabenizou a ação e definiu ainda, todo o processo de testagem como “tranquilo".

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Eugênia Morgado: "a prevenção é a melhor solução"
Crédito da foto: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Quem também realizou o teste rápido de diagnóstico foi a funcionária terceirizada Maria Eugenia Morgado. Ela conta que ações como essa já são de costumes do Espaço Saúde da JFAL e conta sua experiência com o teste. “Tudo foi muito rápido e tranquilo. Não tive medo. Já tenho um certo costume e acredito que a prevenção é a melhor solução. Estarei sempre realizando quando tiver oportunidade. Ações como essa que a JFAL realiza são ótimas e devem ser realizadas todos os anos”, disse Eugênia.

A Seção de Saúde da JFAL realiza campanhas informativas, com a finalidade de conscientizar o público interno para o combate e tratamento de doenças e infecções. Para isso, reserva datas do calendário para orientar sobre as campanhas promovidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Testagem foi feita em virtude da parceria da JFAL e Secretaria de Saúde de Maceió
Crédito da foto: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade