5ª Vara Federal adota boas práticas alimentares na JFAL
Banana, maçã, melancia, abacaxi, manga e uva são algumas das opções de lanches saudáveis consumidos pelos servidores da 5ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Desde o mês de maio, eles adotaram o hábito de consumir frutas no lanche da tarde, substituindo alimentos industrializados e calóricos. A boa prática surgiu de uma conversa entre os colegas, que perceberam os benefícios de uma alimentação mais saudável e natural.
O lanche é servido todas as manhãs e perdura durante o expediente de trabalho. O planejamento para a compra do alimento é mensal. Todo início de mês os servidores realizam uma cota financeira e realizam a compra de frutas verdes, e também as prontas para o consumo, de modo que fiquem fresquinhas para consumo durante todo o período.
A servidora da 5ª Vara, Claudinês Maria da Silva de Siqueira é a idealizadora da mudança de hábitos alimentares da 5ª Vara Federal. É ela quem compra os alimentos e, para Claudinês, o que não falta é a variedade de frutas para agradar o paladar de quem consome os alimentos. “No início falamos sobre saladas de fruta. Amadurecemos a ideia e começamos a fazer uma lista de servidores que gostaria de participar do nosso lanche saudável. Fiquei responsável pela compra desses alimentos, pois, tenho uma paixão desde nova pelo consumo diário de frutas, então sempre gostei de muita variedade, quanto mais diversificado, melhor. Além de ser saudável, nos estimula visualmente”, explicou.
Quem gosta bastante da dieta saudável adotada na 5ª Vara é a analista administrativa, Ione Brandão Vás. Ela elogiou a iniciativa dos colegas de trabalho e disse que ações como essa deveriam se espalhar pela Seção Judiciária. “É uma ação bem original, que promove saúdex’. O servidor saudável trabalha melhor, produz melhor. E essa é a grande característica dessa iniciativa. É uma boa prática, é algo que a gente deve levar para a Justiça Federal e seus servidores”, disse Ione.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente, recomenda-se para adultos cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. Ainda segundo a instituição, uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer, além disso a alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.