Estagiários em Direito se reúnem para debate e troca de experiências na JFAL
Os estagiários em Direito da 6ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) se reuniram nesta sexta-feira, 4, para trocar conhecimento sobre as ações de cunho previdenciário realizadas nas Varas do Juizado Especial. As reuniões são realizadas mensalmente, no mini auditório da JFAL, na Serraria. Os encontros foram uma idealização da 6ª Vara Federal e buscam a unificação do conhecimento e agregação de valor ao trabalho dos estudantes.
O diretor de Secretaria da 6ª Vara, Plínio Barbosa Leite, é um dos idealizadores da iniciativa. Ele explica o que motivou a Seção Judiciária a adotar o compartilhamento de experiências. “Essa ação tem crescido e a gente tem gostado muito porque realiza uma integração dos estagiários e dissemina o conhecimento. É importante para o aprendizado mútuo deles”, explica Plínio. Ele também fala do processo utilizado nas pequenas palestras realizadas pelos próprios estudantes. “Fazemos rodízio e após o final de cada apresentação, uma nova pessoa é selecionada para ser a palestrante seguinte. Eles têm um mês para se preparar e expor o conteúdo para os colegas”, finaliza.
Desta vez, quem organizou a palestra de tema “Pensão por morte”, foi a estagiária da 6ª Vara, Maria Eduarda Maia Pedrosa. “É um tema que a gente tem muita familiaridade, pelo menos no Juizado Especial, por termos uma certa prática. Fiquei bem tranquila porque eu já tinha uma boa base, tanto com ajuda dos assessores quanto dos estudos que a gente faz da lei. É um momento muito tranquilo de conversa e eu acho muito legal”, disse Eduarda.
A ação também chamou a atenção de outros estudantes. É o caso do estagiário da 9ª Vara, Madson Manoel, que passou a acompanhar os colegas da 6ª Vara. Ele relatou suas experiências nas reuniões. “Soube dessa iniciativa através do nosso diretor da 9ª Vara. É um estímulo. Minha expectativa tem sido muito boa nesse projeto, porque o objetivo do estagiário, ao entrar aqui, é que ele possa ter uma prática. Tenho gostado bastante e acho necessário, vai muito além do trabalho e nos leva ao debate, ensino e aprendizado”, relatou.
Os encontros acontecem uma vez no mês, em datas determinadas ao fim de cada encontro. Os estagiários são selecionados e os temas combinados ao fim de cada reunião.