Justiça Federal em Alagoas inicia segunda turma de residência em Tecnologia da Informação

A parceria entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que resultou no desenvolvimento de uma turma de residentes com vistas a encontrar soluções para o ambiente judiciário deu certo e apresentou resultados muito positivos. A primeira turma em Tecnologia da Informação (TI) desenvolvida na JFAL trouxe uma economia que supera R$ 2 milhões após 18 meses de trabalho. Além disso, os sistemas desenvolvidos já pouparam mais de 20.000 horas dos servidores da Justiça. Com isso, a parceria foi renovada e a JFAL conta com uma segunda turma, que deverá se empenhar na busca de melhorar a experiência do usuário com vistas a expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPV).

JFAL

Segunda turma de TI vai focar em agilizar os processos de RPV
Crédito da foto: JFAL

Na terça-feira, 1º, professores da Ufal, servidores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), estudantes residentes e coordenadores da JFAL participaram da primeira reunião de trabalho. O diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal e um dos coordenadores da residência, Gunnar Dorneles Trennepohl, explica que o resultado da residência em TI foi bastante elogiada e a segunda turma deverá apresentar um trabalho que, mais uma vez, irá beneficiar toda a 5ª Região. “Temos uma parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal com vistas a agilizar o atendimento ao jurisdicionado”, antecipa Trennepohl.

O objetivo é fortalecer a atividade-fim do Judiciário federal. “Nessa segunda turma de residência, o resultado final deverá apresentar um menor tempo de resposta ao jurisdicionado”, acrescenta Trennepohl. “Nosso objetivo é conseguir reduzir o tempo de expedição de RPVs, uma grande necessidade do jurisdicionado, além de proporcionar mais agilidade no funcionamento da Vara, pois irá permitir aos servidores a realização de atividades que dependam unicamente da intervenção humana, enquanto a emissão de RPVs é uma atividade repetitiva”, revela Gunnar Trennepohl.

O diretor de Sistemas do TRF5, Laureano Montarroyos, também participou da reunião de planejamento da última terça-feira com a equipe de residentes e confirma que a iniciativa vai atender a uma necessidade imediata que existe na 5ª Região. De acordo com Laureano, o trabalho da residência realizada na JFAL vai suprir uma demanda do planejamento para melhorias do funcionamento do sistema PJe 2.X. “A emissão de RPVs exige a comunicação entre o PJe e o Sistema de Jurisdição Delegada. Como os dois sistemas não funcionam de forma integrada, há a necessidade atual de o servidor entrar nos dois sistemas para atender a demanda do jurisdicionado, o que demanda muito tempo”, relata.

Para o professor da Ufal Márcio Ribeiro, coordenador da residência, a parceria com a JFAL foi de muito sucesso, culminando na renovação dos trabalhos para criação de mais sistemas que irão agregar ainda mais valor à JFAL e ao TRF5. “A parceria deu muito certo e isso se deve muito à ajuda dos diretores de Secretaria da JFAL, que apontam os problemas e guiam os residentes nas soluções. Agora, o desafio é automatizar as tarefas de RPV. Já fizemos as primeiras reuniões e estamos confiantes que iremos entregar um produto de software que vai reduzir significativamente o esforço dos servidores que trabalham no contexto das Requisições de Pequeno Valor”, finalizou.

O trabalho da residência em TI deverá integrar os dois sistemas em um mesmo ambiente, para que trabalhem de forma concomitante. Esse trabalho irá permitir agilidade no atendimento e menor tempo de resposta para quem busca o serviço da Justiça Federal. O trabalho dos residentes deverá se desenvolver durante 18 meses, mas a expectativa é que os primeiros resultados possam ser vistos até o final do ano.

Delane Barros / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade