Corregedoria finaliza atividades correicionais em Alagoas
A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) encerrou, nesta sexta-feira (18/08), os trabalhos de correição presencial nas varas da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). As atividades, coordenadas pelo corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Carvalho, foram realizadas entre os dias 14 e 18 deste mês. A correição dos processos eletrônicos na Seccional foi feita de 31/07 a 09/08.
Os trabalhos começaram em Maceió, no dia 14. A abertura oficial contou com a presença dos juízes federais alagoanos, na sala da Turma Recursal, no prédio-sede da JFAL. O diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti, recepcionou o corregedor e a equipe do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Na ocasião, o corregedor-regional afirmou que o objetivo foi colher as melhores experiências das varas federais de Alagoas. “Hoje, o juiz é gestor, com a obrigação de gerir a Vara e o acervo de processos. E fazer isso diante de mais um desafio, que é a migração para o sistema de processos PJe 2.x”, afirmou o magistrado. A reunião também contou com a presença da conselheira federal da OAB, Cláudia Medeiros. Na capital alagoana, as varas e as unidades administrativas da Seção foram inspecionadas.
Na terça-feira (15), Carvalho fez correição na Subseção de União dos Palmares (7ª Vara Federal da JFAL), onde conversou com magistrados(as) e servidores(as). A quarta (16) foi dedicada à correição na 11ª Vara Federal de Alagoas, em Santana do Ipanema. Acompanharam os trabalhos o juiz federal titular, Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo; o juiz federal substituto, Francisco Guerrera Neto; o diretor de Secretaria, Danilo Sandres Albuquerque de Lira; e o supervisor administrativo da Subseção.
Já o dia 17 foi de correição na Subseção Judiciária de Arapiraca, na 8ª, 10ª e na 12ª varas federais.
A manhã da sexta (hoje, 18) foi dedicada à correição nas Turmas Recursais e nas Relatorias, bem como a uma reunião de encerramento dos trabalhos em Alagoas.
Diálogo institucional
Leonardo Carvalho aproveitou a correição em Alagoas para realizar algumas visitas institucionais. Em Maceió, visitou o laboratório de inovação da JFAL, o ilAB; o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL).
Nas cidades do interior alagoano, o corregedor e sua equipe receberam visitas de representantes da OAB/AL nas próprias unidades judiciárias da JFAL. Para o corregedor, tais visitas são importantes para reforçar o diálogo com instituições que compõem o Sistema de Justiça.
Calendário 2023
As atividades do ano de 2023 se encerram na Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE), cujos processos eletrônicos serão correicionados entre os dias 21/09 e 11/10. Já a etapa presencial será realizada nos seguintes períodos: 16 a 27/10 (Capital, Palmares e Goiana); 6 a 10/11 (Agreste); e 20 a 24/11 (Sertão).
O objetivo das correições é verificar a regularidade do funcionamento e distribuição da Justiça, inclusive no que diz respeito às atividades administrativas, sendo adotadas, quando necessário, as medidas adequadas à eliminação de erros, omissões ou abusos.
Leia mais:
Corregedoria Regional da JF5 inicia calendário de correições do biênio 2023-2025