JFAL celebra dia do estagiário com dinâmicas e distribuição de bombons
O Dia do Estagiário, celebrado neste dia 18 de agosto, foi comemorado na tarde desta sexta, na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Estudantes de diversas áreas que estão realizando estágio na instituição marcaram presença nas atividades de dinâmica e interação entre os jovens estudantes. E para adoçar a data especial, foram distribuídos bombons, com mensagens de incentivo.
A estagiária de fisioterapia Amélia Letícia Rocha expressou sua satisfação com a celebração e destacou a oportunidade de uma maior interação com aqueles que estão na fase de aprendizado profissional. Ingrid Karoline Amorim Batista, estudante de administração, gostou da dinâmica realizada. “Momentos como esse têm uma grande importância para a integração entre os estagiários. Importante, também, as atividades de fisioterapia, que nos auxilia para as atividades cotidianas”, considerou.
A programação também contou com uma palestra online, realizada no horário da manhã pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-técnico judiciário da JFAL, Mateus Araújo. Na oportunidade, o servidor falou para os jovens sobre concurso público, sua importância e relevância.
O Dia do Estagiário foi instituído em 1982, através do decreto da presidência da República 87.947, publicado no dia 18 de agosto daquele ano. O texto regulamenta os direitos e deveres desse tipo de contratação e todas as normas a serem seguidas pelas empresas e órgãos públicos. Na Justiça Federal em Alagoas, os estagiários são contratados pelo período de um ano, podendo haver a prorrogação por igual período. Há uma bolsa de R$ 1.200, para carga horária de 20h semanais, férias remuneradas e auxílio transporte de R$ 12 por dia trabalhado.