Diretores de Secretaria discutem cumprimento de metas do CNJ

A Justiça Federal tem metas específicas a cumprir e definidas pelo CNJ

O cumprimento das metas de planejamento, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2023 reuniu os diretores de Secretaria da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Dentre as metas estabelecidas pelo órgão superior estão propósitos nacionais, para todos os órgãos de Justiça; e os específicos, voltados para a Justiça Federal.

As metas estabelecidas pelo CNJ foram definidas em novembro do ano passado, durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília (DF). De acordo com o documento extraído do encontro, dentre as metas para o Judiciário brasileiro devem estar o compromisso de julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos; estimular a conciliação; priorizar julgamentos de processos relativos aos crimes contra a administração pública; reduzir a taxa de congestionamento; estimular a inovação no Poder Judiciário; impulsionar os processos de ações ambientais.

De acordo com o diretor de Secretaria da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl, para o cumprimento das metas do CNJ, os painéis BI (Business Intelligence) deverá ser um grande aliado, visto que o instrumento oferece elementos que combinam mineração e visualização de dados, que ajudam a tomada de decisões impulsionadas por dados. “Desta forma, a expectativa é que a Justiça Federal em Alagoas consiga cumprir as metas até o final do ano”, considera Trennepohl.

O diretor de Secretaria da 8ª Vara Federal, Miguel Angelo Bonfim Esteves, participou da reunião e adiantou que a Vara já conta com a maioria das metas com percentual mínimo já atingido. “Muito importante as reuniões onde se analise o estágio de execução das metas do CNJ e discussão de estratégias para seu atingimento. No que diz respeito aos números da 8ª Vara, acredito que temos potencial para encerrar o ano com praticamente todas as metas cumpridas”, avaliou.

Diretores de Secretaria compararam números dos painéis BI e outros instrumentos para atingirem as metas

Quem também avaliou a reunião, realizada de forma virtual, a fim de garantir a participação de todos, foi o diretor de Secretaria da 11ª Vara, Danilo Sandres Albuquerque de Lira. Para ele, o encontro possibilitou a troca de experiência entre os diretores, sobretudo no que se refere às ferramentas de acompanhamento e projeção das metas estabelecidas pelo CNJ, o que acrescentou no planejamento das Varas. “A 11ª Vara Federal vem monitorando constantemente a evolução das metas no painel do BI e a previsão de cumprimento é positiva”, resumiu Danilo Sandres. A reunião que contou com a participação dos diretores de Secretaria das Varas Federais de Alagoas aconteceu no final de agosto.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade