Ciclo de palestras da Semana da Inclusão acontece neste sábado na JFAL

Público ocupou o auditório da JFAL durante a programação

A 8ª Semana da Inclusão, promovida pela Escola Cecília Meireles com o apoio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), reuniu um público diverso, mas bem interessado nas discussões, neste sábado, 23, no auditório do órgão de Justiça. Pedagogos, pais de crianças com necessidades especiais, entre outros, acompanharam o ciclo de palestras e atividades voltadas para a promoção da igualdade e da inclusão. A programação é referência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nacionalmente no dia 21 de setembro.

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CAI) da JFAL, juiz federal Felini Wanderley, reafirmou o compromisso da instituição em promover conhecimento e inclusão na Seção Judiciária. “A Justiça Federal, através da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, sempre tem trabalhado no sentido de diminuir as barreiras das desigualdades em relação às pessoas com deficiência. É um instrumento que tem sido muito eficaz. São as parcerias na realização de eventos como este, que proporcionam muito aprendizado sobre determinadas deficiências. A JFAL sempre estará de portas abertas para realizar eventos que tratem da inclusão”, garantiu o magistrado.

Léa Karla agradeceu a parceria com a JFAL

A coordenadora pedagógica da Educação Especial da Escola Cecília Meireles, Léa Karla Carvalho Palmeira Barros, esteve à frente da organização do projeto. Ela agradeceu à Justiça Federal pela parceria e destacou a importância de trabalhar a inclusão na sociedade. “A gente quer falar muito sobre preconceito e aceitação. Uma sociedade que trabalha a inclusão e as diferenças, verá a diferença no crescimento em todos os sentidos. Os meninos que temos na escola estão juntos trabalhando as diferenças, sem preconceitos”, disse Léa.

A primeira palestra, intitulada “Planejamento Educacional Individualizado (PEI): o passo a passo para as práticas”, foi apresentada pela psicopedagoga Magna de Souza Melo. Ela explica que a inclusão é um cuidado que deve ser dado desde o início da educação. “Se a gente começa dentro de uma base primária discriminando, como vamos pensar em incluir esse aluno em uma universidade? Quando eu acho que meu é aluno incapaz, eu já o condenei”, explicou a palestrante, que finalizou explicando a importância da inclusão nos primeiros passos da educação.

Quem aprovou as palestras e não tirou os olhos dos palestrantes foi a auxiliar de sala Charleane Mazone Costa Alves da Fé. Ela é tutora há sete meses de uma criança autista e diz que as palestras fortalecem seu conhecimento e sua atuação. “Aqui eu estou aprendendo. São novas vivências. São pessoas com bagagem que estão nos ensinando e me dão a possibilidade de passar um pouco do que aprendi”, relatou.

Professor Patrick destacou a importância de eventos como o da Semana da Inclusão

Já o professor da Educação Especial Patrick Cadete Alves relatou sua atuação como professor da modalidade e descreveu suas experiências no evento. “É uma modalidade bem desafiadora, mas muito gratificante. Percebemos a potencialidade de cada estudante e com isso, estudantes considerados neurotípicos podem aprender uns com os outros. É muito importante para nós termos esse contato, pois indica a melhor forma de agir”, explicou.

8ª Semana de Inclusão

Os eventos da Semana de Inclusão reforçam a parceria entre a Escola Cecília Meireles e Justiça Federal em Alagoas (JFAL), com o intuito de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

A psicopedagoga Magna de Souza disse que a inclusão é um cuidado desde o início do processo de educação

O apoio ao evento acontece em observância à Resolução nº 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para implementar ações de sensibilização com o objetivo de fomentar maior conscientização e mudanças atitudinais que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade