TRF5 promove palestra virtual sobre saúde mental para servidores, magistrados e colaboradores

Encontro foi tema do programa “Diálogos Essenciais”, promovido pelo TRF5

Magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) tiveram a oportunidade de compreender aspectos sensíveis sobre a “Saúde mental e prevenção ao suicídio”, nesta quarta-feira, 27. O encontro foi tema do programa “Diálogos Essenciais”, em alusão à campanha do Setembro Amarelo, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A palestra foi ministrada remotamente, através da plataforma Microsoft Teams, pelo psicoterapeuta corporal e professor adjunto de Psicologia na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Alexandre Barreto e pela psicóloga biblioterapeuta, Tereza Roberta Rodrigues.

A juíza da 8ª Vara Federal da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), Thalynni Maria de Lavor Passos, abriu a programação. Ela agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do debate para o contorno às causas que resultam em problemas psicológicos. “Ficamos felizes em abrir esse espaço, o que é de uma imensa gratidão. Nós temos servidores que vivem em um padrão de Burnout [esgotamento por meio do trabalho]. Viemos de uma pandemia e muita gente perdeu familiares e um isolamento difícil. É muito bom termos esse diálogo”, enfatizou a magistrada.

Alexandre Barreto desenvolveu conceitos importantes como a gratidão e o valor do presente

O psicólogo Alexandre Barreto desenvolveu conceitos importantes como a gratidão e o valor do presente. “A vida não é algo para ser visto como útil ou de utilidade; a vida é uma dança cósmica” disse o psicólogo. “O conceito da vida é o de graça e essa dimensão é um aspecto fundamental. Existem inúmeros estudos que dizem que esse sentimento dá a possibilidade de observarmos a razão da existência e ter gratidão por isso”, explicou.

Barreto ressaltou ainda a importância de pensar no agora e na vivência do presente. “Estamos vivendo o surgimento quase epidêmico das meditações. Elas estão surgindo para nos convidar ao estado de presença, que é simplesmente integrar aquilo que, em algum momento, nossa cultura desintegrou, a possibilidade de estarmos aqui agora. Vivemos uma vida com tantas preocupações e traumas que dificilmente vivemos o presente. Hora estamos no futuro querendo premeditar situações e em outra estamos com nossas memórias afetadas por experiências do passado”, concluiu o psicólogo.

Tereza Roberta Rodrigues reforçou o valor da gratidão nas vivências

A biblioterapeuta Tereza Roberta Rodrigues reforçou o valor da gratidão nas vivências. Ela explicou que o diálogo e o coletivo têm grande importância para uma saúde mental mais saudável. “Quando vamos criando vínculos também nos tornamos pessoas mais doces, começamos a aceitar a graça da vida. A gente sempre costuma olhar para o lado. De alguma forma, a pressão e a sobrecarga permanecem no mesmo lugar que o Burnout. Não saímos desse lugar. Não podemos perder de vista o local onde estamos. Devemos evitar a desconexão e entrar em uma pressão. É estar juntos e promover locais de conexão e espaço, fora de época, que não tenha objetivo de pensar na produtividade, e não algo voltado exclusivamente na utilidade, a vida não tem de ser útil”, esclareceu Tereza.

Diálogos Essenciais

A iniciativa integra o Plano Regional de Capacitação de servidores e servidoras da JF5 para o ano de 2023. Os diálogos têm o objetivo de desenvolver a conscientização e competências dos servidores acerca de assuntos sensíveis, previstos em resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa representa um ciclo de palestras e debates sobre temas sensíveis e fundamentais da atualidade.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade