Laboratório de Inovação da JFAL integra Rede Alagoana de Laboratórios de Inovação

TRT-19

Termo de Cooperação foi assinado durante solenidade no TRT nesta quarta, 4
Crédito da foto: TRT-19

A partir de agora, o Laboratório de Inovação (iLab) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) integra a Rede Alagoana de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. A iniciativa, encabeçada pela presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, conta com a participação, também, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e Tribunal de Justiça do Estado (TJAL). O documento que formaliza a rede integrada foi assinado nesta quarta-feira, 4, na sede do TRT, com a presença dos representantes dos poderes. O diretor do Foro da JFAL, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, participou da solenidade, juntamente com a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba, coordenadora do iLab da JFAL.

TRT-19

Coordenadora do iLab, juíza federal Aline Carnaúba destacou que a iniciativa deverá dar mais celeridade ao Judiciário
Crédito da foto: TRT-19

A magistrada ressaltou que a parceria deve resultar no aprimoramento das instituições e tornar a Justiça mais célere e justa. “A necessidade primordial do Judiciário é cumprir o princípio da celeridade. Essa parceria tem o nítido objetivo de resolver os desafios do Judiciário e produzir cada vez mais, cumprindo as metas impostas e atendendo aos anseios da sociedade”, considerou a juíza Aline Carnaúba. “Essa rede colaborativa pode vir a trazer diversos benefícios, uma vez que reúne a política de desenvolvimento de habilidade de todos os órgãos”, considerou.

A Rede funcionará como um Comitê de Trabalho Interinstitucional, com a finalidade de planejar e acompanhar os programas e as ações pactuadas na área de inovação e pesquisa científica e tecnológica.

TRT-19

Juiz federal Aloysio Cavalcanti assinou o Termo de Cooperação, junto com os demais representantes do Judiciário
Crédito da foto: TRT-19

A cerimônia de assinatura contou com a presença da corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, que está em Alagoas realizando correição no TRT-19. O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, expressou a alegria de receber todos os órgãos do Judiciário na sede da Justiça do Trabalho. “Certamente, momentos como este demonstram não só um dever institucional, mas, principalmente, revelam o testemunho do compromisso compartilhado em promover um sistema legal eficaz e justo para todos os cidadãos”, destacou.

O juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa, presidente do Laboratório de Inovação do TRT-19, apresentou o Termo de Cooperação, e fez uma cronologia das ações que o antecederam, como reuniões e levantamento de iniciativas conjuntas a serem implementadas.

TRT-19

Criação da Rede Alagoana de Laboratórios de Inovação reuniu representantes do Judiciário federal e estadual no TRT
Crédito da foto: TRT-19

O juiz de Direito Antônio Rafael Casado, coordenador do Laboratório de Inovação do TJAL (JustInova), enfatizou a importância da assinatura do Termo de Cooperação. “A iniciativa viabilizará a troca de experiências e o compartilhamento de informações. Facilitará a busca de solução para os jurisdicionados, como também representa aproximação do Judiciário com a sociedade”, explicou o magistrado.

O desembargador eleitoral Sérgio Brito, gestor do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE/AL, apresentou a estrutura do laboratório na instituição, instituído em 2019. Segundo ele, inovação não significa, necessariamente, evolução tecnológica. “Requer resiliência e disciplina”, afirmou. O magistrado expôs iniciativas exitosas na área de inovação implementadas na Justiça Eleitoral, a exemplo do selo verde para partidos que fizessem propaganda que não agredisse o meio ambiente.

Secom JFAL, com informações do TRT-19
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade