Campanha mobiliza público feminino na Justiça Federal com distribuição de laços rosas
Para conscientizar magistradas, servidoras, funcionárias terceirizadas e estagiárias a respeito da conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, que se destaca neste mês, através da campanha do Outubro Rosa, o Setor de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou a entrega de cem laços rosas, símbolo da campanha relacionada ao cuidado com o corpo feminino. O material foi confeccionado pelos jovens aprendizes da instituição, oriundos de convênio entre a JFAL e o Serviço de Promoção e Bem Estar Comunitário (Soprobem) que atuam no setor.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A médica do Espaço Saúde, Andreia Souto, explicou a importância da campanha para a adesão de mulheres à campanha. “A campanha Outubro Rosa visa alertar sobre os riscos do câncer de mama. Os exames periódicos são muito importantes e quando realizados, periodicamente, podem aumentar a chance de cura, quando descoberto no início”, alerta. “Sempre há uma dúvida nas mulheres se realmente notaram um indício de câncer de mama. Portanto, o laço rosa é uma forma de alertar aquelas ao seu redor de que a prevenção é necessária” explicou a médica.
A supervisora assistente do Setor de Cadastro, Provimento e Vacância do Núcleo de Gestão de Pessoas da JFAL (NGP), Jéssica Alves Carvalho Feijó, recebeu um dos laços. “Nós temos de nos cuidar o ano todo. Mas esse mês, através das fitinhas que são o lembrete da JFAL, renovamos em nossos calendários a necessidade de renovar os exames de rotina”, disse.
A estagiária em fisioterapia Yara Maria Rodrigues de Araújo ressaltou a importância de se discutir o assunto. Para ela, falar sobre a enfermidade aumenta as chances da busca pelo diagnóstico e pela cura. “Esse laço rosa simboliza esse movimento que é tão necessário na comunidade feminina. Fico feliz por ser lembrada nesse momento” declarou.
A ação faz parte do calendário do Espaço Saúde da JFAL, cujo objetivo é proporcionar melhorias na saúde física e mental para o corpo funcional do órgão. Além do Outubro Rosa, destinado ao câncer de mama, campanhas como o Setembro Amarelo, Carnaval com seguranças e São João, são assuntos discutidos pelo setor.
**Câncer de mama **
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71 para cada 100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Ainda conforme dados do Inca, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2021, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi de aproximadamente 12 óbitos a cada 100.000 mulheres.