Outubro Rosa: Setor de Saúde adota medidas para conscientização e autocuidado
O edifício-sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) está iluminado com a cor rosa desde o início deste mês. Todos os anos, a instituição apoia a campanha Outubro Rosa, como forma de alertar o público feminino, principalmente, sobre a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A médica do Espaço Saúde da Justiça Federal, Andreia Souto, disse que a campanha deve ser discutida e ressaltou a pertinência da visibilidade do assunto. “Câncer de mama e câncer de colo de útero são doenças que podem atingir qualquer mulher em qualquer idade, algumas com um risco maior que outras. O diagnóstico precoce pode ser essencial para a cura da mulher. Por isso, o Outubro Rosa traz debates que facilitem e leve conhecimento para que as mulheres saibam identificar os sintomas o quanto antes, e consequentemente, serem curadas”, explica.
Ações desenvolvidas
Para dar visibilidade à campanha, ao longo do mês a JFAL realizou um trabalho de conscientização junto aos servidores. A palestra “Outubro Rosa”, com as médicas da Seção de Saúde da Justiça Federal, Andreia Souto e Bruna Kellen, juntamente com a psicóloga Vilma Victal, discutiram a temática de maneira virtual.
O Outubro Rosa também marcou presença no podcast semanal desenvolvido pela Seção de Comunicação, o #FalaJFAL. A edição teve como fio condutor o alerta da importância da realização do autoexame. Como símbolo de autocuidado, o Setor de Saúde, entregou ainda, fitilhos cor de rosa para todos os servidores e servidoras da Seção Judiciária.
As iniciativas desenvolvidas no Espaço Saúde reafirmam o compromisso com a saúde dos servidores e das servidoras e estabelece atividades e momentos de troca de informações, com o objetivo de tornar mais saudável o ambiente do Judiciário Federal alagoano.