Dia do Servidor: aposentados contam sua trajetória na JFAL
O Dia do Servidor Público, comemorado no próximo sábado, 28, conta com uma programação especial na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Nesta quarta, 25, servidores aposentados, que passaram pela instituição, foram recebidos com brindes, guloseimas, sessões de alongamento, relaxamento e liberação miofascial. A iniciativa promovida pelas Seções de Saúde e de Qualidade de Vida possibilitou a realização do recadastramento anual, exigido aos aposentados nos termos da Lei n. 9.527/1997 e do Ato 251/2014 TRF5, que dá a continuidade do recebimento dos proventos.
O diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, aproveitou o momento para agradecer a contribuição dos antigos servidores da JFAL. “Nossa Seção Judiciária tem dado passos largos em boas práticas e inovação, mas só chegamos aqui em razão do serviço prestado por vocês [aposentados]. Agradeço a todos pela presença, além da formalização do recadastramento foi importante pelo reencontro. Aos aposentados e familiares, estamos todos aqui, sempre à disposição”, saudou o magistrado.
A coordenadora da Seção de Qualidade de Vida da JFAL, Carolinne Rodrigues, destacou o momento de acolhimento como reconhecimento aos esforços dos servidores que passaram pela Seção Judiciária. “O reconhecimento é muito importante dentro da nossa estrutura organizacional. Ações como essa ajudam a manter a motivação, o sentimento de confraternização e motivam os servidores”, explicou Carolinne. A diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da JFAL, Teresa Aragão, reforçou o olhar motivacional da programação. “Nos anos anteriores tivemos iniciativas como palestras, stand up comedy, recreação, entre outras, sempre mantendo o reconhecimento àqueles que já contribuíram com seu trabalho na JFAL e desta vez não é diferente. Reservamos este dia na Semana do Servidor para prestar essa homenagem aos servidores aposentados”, afirmou Teresa.
O técnico judiciário aposentado Rolenbergue Mineiro Cavalcante, veio fazer seu recadastramento anual. Com 66 anos de idade e 26 de contribuição, ele diz que se orgulha de sua trajetória. “Faria tudo de novo”, destacou Mineiro, que não conteve o entusiasmo ao falar do amor pelo Judiciário. “Gostei sempre do que fiz, procurei fazer tudo com excelência. Me aposentei e também sinto que foi bom. Se o tempo voltasse, eu teria me aposentado da mesma forma que aconteceu”, relatou.
Após seis anos de aposentada, Maria Viviane dos Santos, 61, aproveitou o momento para relembrar um pouco de sua trajetória na JFAL. Depois do recadastramento e de encontrar antigos colegas, ela não se conteve ao falar um pouco da sua trajetória. “Iniciei na JFAL no prédio anterior, ainda quando ficava localizado próximo à Praia da Avenida e tenho muitas lembranças. Foi um bom período da minha vida profissional. Gostei muito desse momento de poder revisitar e ver pessoas que eu gosto. É gratificante ser recebida pelas grandes amizades que cultivei aqui”, finalizou.
As ações do Dia do Servidor continuam nesta quinta-feira, 26. Na oportunidade, serão homenageados servidores e servidoras com mais de 20 anos de dedicação à Seção Judiciária. A iniciativa da JFAL destaca o valor e a importância desses profissionais que, muitas vezes, trabalham nos bastidores, mas desempenham um papel crucial na garantia da justiça e do bem-estar social.