Servidores recebem material informativo sobre a campanha Novembro Azul

Material distribuído faz parte das políticas de cuidado com o corpo funcional, desenvolvidas pela instituição.
Crédito da foto: Secom JFAL
Para conscientizar o público masculino da importância do autocuidado, a Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou, nesta terça-feira, 7, a entrega de panfletos informativos e lacinhos com a cor da campanha do Novembro Azul, mês da prevenção ao câncer de próstata. O material, distribuído a magistrados, servidores, funcionários terceirizados e estagiários, faz parte das políticas de cuidado com o corpo funcional, desenvolvidas pela instituição.
A coordenadora do Espaço Saúde da JFAL, Carolinne Rodrigues, destaca que as campanhas do Novembro Azul têm cunho educacional e reforçam a promoção da saúde no ambiente de trabalho. “As ações de conscientização e de educação em saúde, promovidas pelo Setor de Saúde, têm o intuito de promover saúde e prevenir doenças. Assim, fortalecemos nosso objetivo, que é o de zelar pelos servidores, magistrados e colaboradores e, consequentemente, tornando-os mais atentos e cuidadosos com seu bem-estar e qualidade de vida”, explica.
Andreia Souto atenta para o cuidado durante todos os meses do ano
Crédito da foto: Secom JFAL
A médica da JFAL, Andreia Souto, lembra que a iniciativa atenta para o cuidado com a próstata no mês de novembro, mas que ele não deve ser restrito apenas a essa época do ano. “Esse mês serve para conscientizar, mas não devemos nos prender a ele. A prevenção e a saúde devem ser prioridades durante o ano todo. Nossa orientação é que o homem busque o acompanhamento médico, pelo menos, uma vez ao ano, independentemente de sintomas. Muitas doenças são silenciosas, a exemplo do câncer de próstata”, esclarece a médica.

Moacir Ataíde ressaltou a seriedade do assunto
Crédito da foto: Secom JFAL
Instruído pelo folheto que recebeu, o servidor da 9ª Vara, Moacir Ataíde, ressaltou a importância e a seriedade de um assunto como o câncer de próstata. “Muitas vezes nós esquecemos de nos cuidar. Com o dia a dia, trabalho e família, o homem acaba deixando a saúde em segundo plano. A prevenção é a melhor forma de lidar com um possível problema. É um assunto muito importante, que deve ser discutido. A JFAL está de parabéns”, declarou.

Para Paulo Henrique o assunto deve ser desmistificado
Crédito da foto: Secom JFAL
O funcionário terceirizado Paulo Henrique Terto, também recebeu o lacinho e o folheto informativo. Para ele, o câncer de próstata é assunto que deve ser abordado e desmistificado. “Sabemos que é o tipo de câncer que mais mata homens. Com a educação e a propagação dessas informações, podemos reduzir esse número e fazer com que mais pessoas passem a se cuidar”, considerou.
Os setores da JFAL foram visitados logo no início do expediente. A iniciativa busca combater o câncer de próstata, considerado o tipo mais comum das neoplasias malignas entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
A campanha do Novembro Azul surgiu em 2011, diante do número de casos, com o objetivo de alertar para o problema. A ação transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina. Apesar da gravidade, a doença normalmente tem instalação e desenvolvimento lento.