Samu realiza curso de primeiros socorros para servidores da Justiça Federal

Secom JFAL

Servidores tiveram ação prática com manequins
Crédito da foto: Secom JFAL

Os servidores de diversos setores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participaram do curso básico de primeiros socorros, realizado na manhã desta quinta-feira, 23, pela equipe multiprofissional do Serviço Médico de Urgência (Samu). A iniciativa visa capacitar o corpo funcional do Judiciário federal para enfrentar episódios como engasgos, pequenos sangramentos ou queimaduras, convulsões ou situações semelhantes, que podem acontecer em qualquer ambiente de trabalho. Durante toda a manhã, profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu apresentaram as técnicas de rápidas intervenções, com atividades práticas, utilizando manequins.

A formação também contou com noções sobre como agir rapidamente no atendimento a adultos e crianças. A médica da Seção de Saúde da JFAL, Bruna Kellen Wanderley, destacou a importância do conhecimento técnico para intervenções de saúde no ambiente de trabalho. “Essas medidas são essenciais para socorrer uma pessoa, antes que seu estado de saúde se agrave. O conhecimento técnico é fundamental em momentos críticos”, alerta. “O principal objetivo dessa formação é capacitar nossos servidores em todas as unidades para atuarem em casos de urgência”, finaliza Bruna.

Secom JFAL

Técnicas para prevenir engasgo foi uma das instruções na formação
Crédito da foto: Secom JFAL

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, médico Jordiran Soares, disse que o conhecimento técnico, no caso da Justiça Federal, é importante devido ao fluxo de pessoas, especialmente o público externo, que busca o órgão com suas demandas. “Vemos que o local recebe muitos visitantes, incluindo idosos, crianças e pessoas com transtornos psicológicos. Diante disso, são significativas as chances de um caso que necessite intervenção para atendimento de saúde. O curso capacita os servidores para realizar os primeiros socorros até a chegada do Samu”, explica.

O técnico judiciário da 8ª Vara Federal em Arapiraca, André Vital Cavalcante, enfatizou a importância pessoal de participação nesse momento. “Já salvei uma pessoa de engasgue, com manobras aprendidas em vídeos. E esse curso prático, com certeza, vai ensinar técnicas que nos prepara para situações de emergência, o que pode fazer a diferença na vida de alguém”, avalia Vital.

Secom JFAL

Formação reuniu servidores de diversos setores da Justiça Federal
Crédito da foto: Secom JFAL

No conteúdo programático do curso, foram apresentadas noções sobre atendimento à parada cardíaca, manobras de desengasgo, convulsão, choque elétrico, AVC e infarto, fornecendo um conjunto abrangente de conhecimentos essenciais para lidar com diversas situações de saúde.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade