Diretoria do TRFMED apresenta prestação de contas e as metas para 2024 a servidores da Justiça Federal em Alagoas
A solidez do programa de autogestão em saúde TRFMED, as perspectivas para 2024 e a prestação de contas referente a esse ano trouxeram para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) o juiz federal e membro do Conselho Deliberativo, Frederico Azevedo, bem como a diretora do programa, Juliene Tenório, nesta segunda-feira, 27. Na oportunidade, foi apresentado aos servidores da instituição, a realidade financeira do programa. A iniciativa se deve ao fato de o programa abrir a última oportunidade para que servidores façam a adesão até o final de janeiro, com zero carência para procedimentos médicos.
O juiz federal da 3ª Vara Federal da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) e membro do Conselho Deliberativo do TRFMED, Frederico Azevedo, explicou que a meta da gestão é manter a evolução do programa. “O plano está sendo construído por nós mesmos e não tem intenção de lucro. Diferentemente do que acontece com o usuário dos planos de saúde convencionais, a gestão do plano de saúde é feita por nós e para nós mesmos. Então, é um atendimento de perto”, explicou ele. O diretor do Foro da JFAL, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, prestigiou a reunião, juntamente com o juiz federal André Monteiro.
O TRFMED não fará cobrança de coparticipação daquilo que foi usado e ainda não foi debitado do servidor. Além disso, a mensalidade do titular e do dependente, referente a dezembro, não será cobrada e o prazo de adesão sem carência foi reaberto e estará disponível até o dia 30 de janeiro.
Durante sua explanação, Juliene Tenório apresentou os números da evolução anual, que confirmam o crescimento do programa. Conforme levantamento, o programa começou as atividades em 2020, com 2.429 vidas. Em 2021, passou para 4.449 vidas; aumentou para 5.322 no ano seguinte e tem, até o momento, 11.103 vidas no ano de 2023, com a meta de chegar a 14mil vidas no próximo ano. Na Seção Judiciária de Alagoas a adesão ao programa foi de 63%. O objetivo é chegar a 90% de adesão dos servidores até o final do próximo ano.
O programa de autogestão em saúde para servidores e magistrados da Justiça Federal da 5ª Região manterá a tabela de valores, sem qualquer reajuste e ainda ofertará, até abril de 2024, um desconto de 20% em relação aos valores normais. A depender do orçamento de 2024 do Tribunal, o desconto poderá ser mantido nos meses subsequentes.