TRFMED completa 3 anos de atuação
Em um mercado complexo e desafiador como o da saúde suplementar, três anos é apenas o começo da jornada para uma autogestão em saúde. Apesar disso, o TRFMED avança com maturidade. Quadriplicou o número de beneficiários, de 2.429 vidas em 2020 para 11.195 vidas na última sexta-feira (1º), quando completou três anos em operação.
Nesse aniversário, o balanço de conquistas é promissor. O TRFMED aumentou a rede credenciada que, no começo, contava com duas operadoras parceiras, Unimed Recife e Camed Saúde, e, agora, ganhou o reforço da Unimed Nacional. Além disso, a restrição do uso da Camed na cidade do Recife foi superada, ampliando substancialmente as opções de atendimento na capital pernambucana.
O TRFMED realizou este ano o primeiro credenciamento direto, o Hospital Sírio-Libanês (SP e DF), voltado para os beneficiários do Plano Nacional Ampliado. Foi o início da formação da nossa rede própria. E, para que ela possa funcionar com segurança e agilidade, mais um passo foi dado: a implantação do novo sistema operacional do TRFMED.
A qualidade do serviço ofertado aos beneficiários também foi incrementada. Os programas de saúde Imuniza Mais, De Bem Com a Vida e Acolher foram mantidos e ainda tiveram valores e cobertura ampliados. A autogestão em saúde disponibilizou o aplicativo para celular (Android e iOS). Com ele, é possível acessar todas as funcionalidades do “Fale Conosco”: alteração de dados cadastrais; inclusão e exclusão de dependentes e agregados; inscrição nos programas de saúde; alteração de plano; elogios e reclamações, entre outros serviços.
A escolha cuidadosa das estratégias a seguir produziu frutos, como o rejuvenescimento dos beneficiários. A taxa de idosos, pessoas com 59 anos ou mais, caiu de 37,3%, em 2020, para 18,8% em 2023. Isso foi possível com a adesão em massa de beneficiários mais jovens atraídos por uma política de redução no valor das mensalidades, descontos, ampliação na oferta dos serviços e qualidade no atendimento.
Para celebrar os três anos de atividades, o TRFMED concedeu gratuidade na mensalidade de dezembro/23, suspendeu a cobrança de coparticipação para consultas e exames até o final do ano e lançou a terceira edição do Programa Zero Carência.