Crianças e adolescentes do Projeto Grota do Rafael recebem presentes de servidores da Justiça Federal
As crianças e os adolescentes da Grota do Rafael, localizada no Barro Duro, têm um motivo a mais para comemorar a chegada do Natal. É que, com apoio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), o projeto desenvolvido na localidade contou com a entrega de presentes doados pelos servidores da instituição, na tarde desta quinta-feira, 14. Cada uma das 50 crianças atendidas teve a liberdade de escrever uma cartinha, que foi colocada na árvore natalina da JFAL, com a indicação do presente desejado. Os servidores adotaram os pedidos e entregaram as lembrancinhas. A comunidade conta com muitas famílias em situação de vulnerabilidade e a ação pode representar os únicos presentes para as crianças do local.
No momento da entrega dos presentes, a ansiedade tomou conta do rosto de crianças de todas as idades. Foi o caso da Maria Clara, de apenas quatro anos. Ela foi receber o seu pedido, que não foi uma boneca ou um celular, mas o seu material escolar. No kit, uma mochila, com tudo que uma criança matriculada no maternal, como ela, tem direito, como estojo, lápis de cor e cadernos. Tudo garantido para o começo do ano letivo de 2024. Porém, há também quem não sai de casa sem dar uma boa olhada no espelho.
Vaidade
Pensando sempre na boa imagem e tratando de cuidar de sua vaidade, a Maria Eduarda, de 10 anos, pediu uma bolsa para compor todos os seus “looks”, e nunca sair de todas as tendências de moda que ela gosta de acompanhar na internet. No entanto, o Ruan, de 9 anos, pensou diferente e, como atleta que é, escolheu e recebeu a sua chuteira de cor azul. Mas, ao ser questionado sobre a carreira que gostaria de seguir, surpreendeu a todos. “Meu sonho é ser bombeiro”, revelou, sem descartar a prática do seu esporte favorito.
Paulo Falcão, servidor da Seção de Qualidade de Vida da JFAL, falou sobre a importância de ações como essa, que está consolidada há 15 anos no calendário anual de atividades da JFAL. Ele também destacou o fato de que a maioria das crianças ali não optarem por muitos presentes convencionais da idade, mas sim por material escolar. “Isso revela um espelho de como essa parcela da população merece mais atenção no quesito social e como esse trabalho é importante para cultivar os sonhos desses jovens”, avalia.
O servidor também destacou como o projeto beneficia não só as crianças, mas também a todos que contribuem para o programa. “Esse projeto também resgata as memórias afetivas da infância de todos os que estão aqui hoje”, finalizou Paulo Falcão. A diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Teresa Aragão, também participou da iniciativa. “É um momento de grande alegria para todos nós. Assistir aos sorrisos dessas crianças nos enche a alma”, disse.
O Projeto Grota do Rafael, localizado na parte alta de Maceió, busca levar alegria e esperança a todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região. Diferentes tipos de ações nas áreas de educação, cultura, música e esportes são desenvolvidas na localidade, durante todo o ano, sem qualquer vínculo político ou partidário.