Conciliadores: inscritos no processo seletivo realizam primeira etapa nesta segunda,18
Os estudantes e bacharéis do curso de Direito, inscritos no processo seletivo de conciliadores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), realizaram a primeira etapa do certame, na manhã desta segunda-feira, 18. A fase inicial contou com aplicação de provas de questões subjetivas, realizadas no miniauditório da instituição e nas Subseções de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.
A supervisora da Seção de Treinamento da JFAL, responsável pela condução do processo seletivo, Adriana Amancio, destacou o aumento no número de inscritos para a seleção. “É um processo seletivo que ocorre de forma natural e sempre é muito satisfatório. Tivemos um bom número de inscritos, tanto em Maceió, quanto nas Subseções, localizadas no interior do Estado. Tudo ocorreu de acordo com o planejado”, disse.
Para André Luiz da Silva, de 47 anos, estudante do 8º período do curso de Direito, a avaliação foi “dentro do esperado e conforme o edital”. Ele explica que busca a conciliação pela oportunidade de ajudar pessoas. “Quero ser conciliador, pois me identifico com essa atividade e com a mediação. Trabalho com famílias na comunidade evangélica e vejo isso como uma forma de contribuir com a sociedade naquilo que a legislação espera de nós. Fiz conciliação no Centro de Práticas Jurídicas e realizar essas várias conciliações me fez entender o quanto as pessoas precisam de um mediador”, contou.
A também estudante Jaqueline Gomes Correia, de 41 anos, explica que a oportunidade trazida pelo processo seletivo para conciliação contribui com o conhecimento e práticas na área que pretende atuar. “Como usuária da Justiça, vejo que a conciliação diminui os processos e faz com que o Poder Judiciário se fortaleça. Como mãe, já sou uma conciliadora naturalmente. Poder fazer a conciliação em uma instituição como essa, é como um curso. Espero bastante aprendizado vindo desta experiência”, revelou a estudante.
O resultado final da primeira fase sai no dia 12 de janeiro. A segunda fase da seleção, que consiste na análise curricular e entrevista pessoal, está marcada para o dia 19 do mesmo mês, às 9h. O resultado final do certame está marcado para o dia 22 de janeiro, conforme consta em edital. Também em janeiro, acontece a seleção de conciliadores para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Serão disponibilizadas cinco vagas para os Juizados Especiais (JEFs) em Maceió; além de duas vagas para cada uma das Subseções de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema. O edital completo, incluindo o conteúdo programático e anexos a serem preenchidos pelos candidatos está disponível no endereço eletrônico https://www.jfal.jus.br/concursos/conciliadores/
Conciliação
A atividade de conciliador, no âmbito da Justiça Federal, é voltada para o planejamento e condução de sessões, presenciais ou virtuais; coleta de dados estatísticos, na formatação de expedientes, aplicação de questionário de qualidade, prestação de atendimento e esclarecimentos ao público atendido pela JFAL; abrir e conduzir a sessão de conciliação; lavrar termo de audiência, entre outras funções.
A banca examinadora do concurso é presidida pelo juiz federal Cristiano de Jesus Pereira Nascimento e conta, ainda, na sua composição com os também juízes federais Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto, Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo e, na condição de suplente, Sergio Silva Feitosa.