Palestra sobre violência contra a mulher encerra ciclo de palestras Diálogos Essenciais na JF5
Cada vez mais, mulheres vítimas de violência estão se reerguendo e indo em busca dos seus direitos de justiça e liberdade, seja realizando uma denúncia ou incentivando outras mulheres a não deixar se abater em meio a tanta repressão existente na sociedade. Apesar da grande evolução contra o ato criminoso, durante os últimos anos, a violência contra mulher ainda é um tipo de agressão comumente registrada em âmbito nacional, sem contabilizar todos os casos que não chegam a ser denunciados. Pensando nisso, na manhã desta terça-feira, 19, a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Governo do Estado do Ceará, Raquel Andrade, realizou a palestra abordando todos esses aspectos, intitulada “Diálogos Essenciais: Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, transmitida pela plataforma Teams.
A ação marca o encerramento do ciclo de palestras sobre questões importantes a serem discutidas, denominado como “Diálogos Essenciais”, que vinha acontecendo na Justiça Federal da 5ª Região (JF5). A iniciativa abordou o assunto de forma humana e sensível, levando em consideração todos os fatores sociais que levam uma mulher a se abster de denunciar uma violência, fatores que podem ser de cunho cultural, político e financeiro. O encontro também reafirmou o fato de que a mulher vítima de agressão precisa de acolhimento e orientação.
Outras discussões
A secretária parabenizou a iniciativa e destacou a importância de trazer a discussão a respeito da violência contra a mulher para o âmbito do Judiciário. “É uma honra discutir a intersetorialidade e interinstitucionalidade entre os poderes, especialmente por ter sido a primeira mulher a ser agraciada com o prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. É salutar que, a partir deste momento, outras discussões e debates semelhantes venham a acontecer”, considerou a secretária Raquel Andrade. A palestra contou com a participação de servidores e de servidoras da Justiça Federal de toda a 5ª Região.
A palestra sobre violência contra a mulher encerra um ciclo de seis encontros que, durante o ano de 2023, abordaram temas como promoção à liberdade religiosa e combate à intolerância; combate ao racismo; prevenção e enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e da discriminação; respeito LGBTQIA+; e combate ao suicídio. A programação das palestras visou tornar mais relevante e acessível, um conjunto de assuntos muitas vezes considerado tabu para certa parcela da população, e trazer aos servidores da JFAL, maior transparência sobre a importância dessas discussões no coletivo.