Setor de Psicologia da Justiça Federal realiza ações relacionadas à campanha Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco conta com uma atenção especial do setor de Psicologia da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Começou nesta quinta-feira, 18, uma série de atividades para lembrar a campanha e que promovem o maior acesso dos servidores aos serviços ofertados pelos profissionais do setor. Para isso, estão sendo distribuídas mensagens relativas à saúde mental – tema da campanha – seguidas de um QR-code com direcionamento a um grupo de diálogo.
No grupo, além de trocas de experiências, também são divulgadas e disponibilizadas outras atividades, como rodas de apoio e compartilhamentos de assuntos da área pelos profissionais envolvidos. Andressa Vale, do setor de Psicologia, conduziu a ação sempre deixando claro que qualquer servidor da JFAL pode ter acesso ao apoio dos psicólogos do órgão, já que muitos ainda não estavam cientes da possibilidade. “O Espaço Saúde se compromete muito com essas ações que têm ao longo do ano, como o Novembro Azul e o Outubro Rosa. Não seria diferente em relação ao Janeiro Branco”, disse.
A ação foi recebida de forma interessada e compreensiva pelos colaboradores, alguns inclusive já reconheciam o valor de trabalhos como esse. Foi o caso da médica Andreia Souto, que já estava a par do movimento desempenhado no primeiro mês do ano, assim como seu significado. “O apoio à saúde mental é importante, tanto para o bem do servidor, quanto para o ambiente de trabalho”, destacou.
O ambiente profissional, antes de qualquer intervenção administrativa, precisa sobretudo de colaboradores que estejam bem emocional e psicologicamente, seja de forma coletiva ou individual. Tendo esse fator em vista, foi criada a campanha Janeiro Branco, que busca tornar ativa e presente a procura pela saúde mental na vida das pessoas.