Estágio em Direito: estudantes concluem etapa final do certame
Os estudantes do curso de Direito, inscritos para a seleção de estágio na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), cumpriram a terceira e última etapa do processo seletivo nesta sexta-feira, 26. Participaram desta fase 23 candidatos que buscam vagas na sede da instituição em Maceió. A terceira e última fase contou com entrevista e prova oral, conduzidas pelo juiz federal Sérgio de Abreu Brito, presidente da banca responsável pelo certame, bem como os demais membros, os também juízes André Luís Maia Tobias Granja e Cristiano de Jesus Pereira Nascimento.
Os candidatos inscritos para estágio na Subseção de Arapiraca participam desta etapa com os magistrados de forma virtual, através da plataforma Zoom. Para a Subseção de Santana do Ipanema e União dos Palmares não houve candidatos classificados.
Para o presidente da banca examinadora, o juiz federal Sérgio de Abreu Brito, o estágio na JFAL oportuniza a obtenção de conhecimento, ao passo em que é uma via de mão dupla, beneficiando a instituição e o estudante. “O interesse da JFAL é fazer uma seleção a mais isonômica possível, para que todos possam ter igualdade de participação. O estágio é uma via de mão dupla pois, tanto o estagiário vai ter o benefício do aprendizado, como a Justiça também se beneficiará com a atividade desenvolvida pelo estudante, para fornecer um serviço jurisdicional qualificado e célere”, explica.
Aluno do 5º período de Direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Carlos Eduardo de Albuquerque Moura, de 20 anos, busca sua primeira oportunidade de estágio. Para ele, a prova oral aproxima o candidato da instituição, graças a referência positiva que possuem os magistrados que hoje compõem o corpo jurisdicional. “A oportunidade de estar na JFAL é fundamental para mim, pois é minha primeira experiência. Tenho muitas referências de magistrados e até os tenho como exemplo, além de ser uma prestigiada instituição, da qual seria incrível fazer parte. A oportunidade de fazer o exame oral e a entrevista faz com que nós tenhamos um maior contato e apreço pelo órgão”, declarou.
Já a estudante na Uninassau, Ágata Gomes de Souza, de 21 anos, está no 6º período. Ela diz que passar pelo processo seletivo serviu como aprendizado e autoavaliação. “Para mim, estar aqui é muito desafiador, mas é uma experiência muito boa e serve muito bem como autoavaliação e desenvolvimento cognitivo. Tendo a possibilidade de estagiar aqui, minhas expectativas são altas, principalmente no que se refere às áreas tributária e previdenciária, nas quais a Justiça se destaca”, disse a estudante.
O resultado final da seleção de estagiários de Direito será divulgado na próxima quinta-feira, 1º, conforme estabelece o edital do certame. A relação será disponibilizada aqui, no site da Justiça Federal, na aba Concursos.
Programa de estágio
O programa de estágio na Justiça Federal em Alagoas tem duração de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período, com carga horária de 20 horas semanais. O aluno aprovado recebe o auxílio financeiro de R$1.200, além do auxílio transporte, no valor de R$12 por dia trabalhado presencialmente.
A comissão organizadora da seleção é presidida pelo juiz federal Sérgio de Abreu Brito e composta pelos também juízes federais André Luís Maia Tobias Granja e Cristiano de Jesus Pereira Nascimento, tendo como suplente o juiz federal Sergio Silva Feitosa.