Residências universitárias na Justiça Federal em Alagoas geram economia e eficiência em toda a 5ª Região
A parceria entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resultou na criação da Residência em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial (IA). O propósito da iniciativa é desenvolver projetos inovadores que possam aprimorar os serviços da Justiça Federal, assim como beneficiar a sociedade, com a entrega de serviços jurisdicionais com maior agilidade e eficiência.
A utilização da IA em processos jurídicos pode trazer uma série de melhorias significativas. A eficiência na realização de atividades é um dos pontos que podem ser destacados com o desenvolvimento da tecnologia. A IA é capaz de automatizar tarefas como revisão e triagem de documentos, análise de contratos, pesquisa jurídica, entre outros avanços.
Junto com a maior agilidade em determinados serviços, a redução de custos é mais um ponto positivo advindo do desenvolvimento de softwares. Os projetos desenvolvidos e em execução ultrapassam mais de R$ 4,6 milhões de economia em toda a 5ª Região. Esse impacto chega a ser maior em outras Seções Judiciárias. É o caso do Ceará, onde a economia é superior a R$ 1,2 milhão decorrente do uso de soluções desenvolvidas pela residência JFAL/Ufal.
O diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal e um dos coordenadores da residência, Gunnar Dorneles Trennepohl, enaltece a economia e a agilidade no funcionamento das Varas, a partir das iniciativas oriundas do trabalho. “Todo esse trabalho nos orgulha e nos enche de alegria. Nosso objetivo é conseguir reduzir o tempo de expedição de RPVs, uma grande necessidade do jurisdicionado, além de proporcionar mais agilidade no funcionamento da Vara, o que permite aos servidores a realização de atividades que dependam unicamente da intervenção humana”, explica. “Ver os resultados dos nossos esforços é uma satisfação para nós”, finaliza Trennepohl.
O grupo de pesquisadores é formado por oito residentes que atuam nos espaços físicos da Justiça Federal em Alagoas. Os projetos são solicitados e supervisionados por profissionais técnicos, analistas e magistrados da JFAL, além de professores da Easy/Ufal. Além dos benefícios institucionais e sociais, o programa de residência também eleva o nível de aproveitamento das graduações e pós-graduações dos estudantes da Ufal envolvidos, já que os mesmos têm contato direto com problemas reais e soluções de pesquisa.
As ferramentas desenvolvidas na residência em TI da JFAL também são empregadas pelos Juizados Especiais Federais (JEFs) de outros estados. Quem atesta é o diretor de Secretaria da 13ª Vara Federal do Ceará, Vinícius Souza. “Basta comparar o tempo em que um servidor levaria para remeter 20 processos para a Turma Recursal. Considerando que a execução dessa tarefa é um pouco lenta no PJe, com a remessa automática via NOOB, que ocorre diariamente sem qualquer intervenção humana. Estamos falando de uma redução brutal de tempo, que passou a ser melhor otimizado com outras atividades. Hoje, aqui na 13ª Vara Federal do Ceará, ao ouvir diversos relatos de partes e advogados, no sentido de que os processos estão andando bem mais rápido ultimamente, sabemos que os produtos da Residência em TI da JFAL têm muito a ver com isso”, destacou o servidor ao elencar os produtos desenvolvidos pela residência.
Todas as ferramentas elaboradas na residência impactam diretamente na rotina diária do Cartório das Varas usuárias, como contou o diretor de Secretaria da 35ª Vara Federal do Ceará, Ítalo Martins. “O Clique Junte foi um dos projetos desenvolvidos que nos ajudou muito na juntada de documentos externos do PJe. Depois, também foi concluído o Certifica, que realiza um trabalho de verificação de processos que antes era feito apenas de forma manual, então imagina o quanto a gente ganhou de tempo. O Cassandra, último projeto desenvolvido, foi revolucionário. Já reduziu para a metade o tempo que era levado para expedir RPV. Ou seja, são ganhos muito significativos”, considerou.
Conheça os produtos desenvolvidos pela Residência em TI da JFAL no site: residencia.jfal.jus.br